Na noite de domingo (24), o 8º Pelotão de Bombeiros, em Januária, foi acionado para atender a uma ocorrência de possível afogamento no Rio São Francisco, nas proximidades da Ilha do Balaieiro, município de Pedras de Maria da Cruz, no Norte de Minas Gerais. O chamado foi feito após o desaparecimento do senhor S.F.D.J., de 37 anos, visto pela última vez no sábado (23).
De acordo com informações fornecidas pela cunhada da vítima, o homem foi visto pela última vez atravessando o rio em sua embarcação durante uma forte chuva. Desde então, ele não deu mais notícias, e sua embarcação foi encontrada à deriva na tarde de domingo.
Na manhã desta segunda-feira (25), uma equipe de bombeiros iniciou as buscas no local. Utilizando uma embarcação, além de equipamentos de mergulho e salvamento aquático, os militares percorreram a área em busca do desaparecido. Durante as buscas, familiares informaram que avistaram um objeto brilhante em um remanso localizado no braço esquerdo da ilha.
Ao verificar a informação, os bombeiros constataram que se tratava do corpo de S.F.D.J., que estava preso à vegetação aquática. O corpo foi removido para as margens do rio e a perícia da Polícia Civil foi acionada para realizar os procedimentos legais. Após os trâmites, o corpo foi liberado para a funerária, que o encaminhou ao Instituto Médico Legal (IML) de Januária.
O Corpo de Bombeiros alerta sobre os riscos de atividades aquáticas durante períodos de fortes chuvas e reforça a importância de evitar nadar, pescar ou navegar nessas condições. Em casos de emergência, a corporação orienta que a população entre em contato pelo número 193.