26 de novembro, 2024

O deputado federal Delegado Marcelo Freitas (PL-MG) apresentou um projeto de lei que busca reforçar a segurança no transporte de valores no Brasil - Foto: Divulgação / Ascom

O deputado federal Delegado Marcelo Freitas (PL-MG) apresentou um projeto de lei que busca reforçar a segurança no transporte de valores no Brasil. O PL 5563/2019, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, propõe alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para permitir que carros-fortes utilizem vias de trânsito rápido, faixas exclusivas de circulação e tenham liberdade de estacionamento nos locais de serviço.

A iniciativa tem como objetivo principal reduzir os riscos de assaltos e proteger os profissionais envolvidos no transporte de valores, como vigilantes e motoristas. De acordo com o deputado, a medida é necessária devido às dificuldades enfrentadas atualmente por esses veículos. “Apesar de uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) permitir a livre parada desses veículos, na prática, há dificuldades de estacionamento em áreas de embarque e desembarque de valores”, justificou Marcelo Freitas.

Com a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto agora segue para análise no Senado Federal. Caso aprovado, representará uma importante mudança na legislação de trânsito, ampliando a autonomia operacional dos carros-fortes e reforçando a segurança no setor de transporte de valores.

About The Author