4 de dezembro, 2024

O evento reuniu mais de 80 mulheres da carreira jurídica e diversas autoridades - Foto: Divulgação

Na noite da última quinta-feira (28), a cidade de Montes Claros foi palco de um evento histórico: o lançamento do Núcleo Norte de Minas Gerais da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). Este é o primeiro núcleo regional da ABMCJ no Brasil, já que, até então, a associação atuava apenas em capitais. O evento, que reuniu mais de 80 mulheres da carreira jurídica e diversas autoridades, reforçou a importância do empoderamento feminino e da igualdade de gênero na área jurídica.

Foto: Divulgação

A cerimônia contou com a presença ilustre da desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Dra. Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça, presidente da ABMCJ em Minas Gerais, e das advogadas que compõem a diretoria local do núcleo: Dra. Gracyelle Almeida Rodrigues Bicalho, Dra. Karlla Rodrigues Pinheiro e Dra. Fernanda Graciele Pereira Gonçalves, além da mediadora judicial Patricia Afonso Guimarães.

Foto: Divulgação

A missão da ABMCJ

Fundada em Belo Horizonte, no dia 3 de agosto de 1985, a ABMCJ é uma organização não governamental de juristas que visa contribuir para o estudo crítico do Direito e promover ações voltadas para o empoderamento das mulheres na carreira jurídica e a luta pela igualdade de gênero. Com um histórico de atuação nacional, a entidade reúne advogadas, defensoras públicas, delegadas, promotoras, magistradas, professoras universitárias e outras profissionais da área jurídica.

A ABMCJ é também membro da Fédération Internationale des Femmes des Carrières Juridiques (FIFCJ), uma organização fundada em Paris em 1928, que luta contra a discriminação de gênero e promove os direitos humanos. A FIFCJ possui status consultivo no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) e colabora com diversas organizações internacionais como a UNESCO e a UNICEF.

O impacto regional

A criação do núcleo em Montes Claros destaca o potencial e a relevância das mulheres da região Norte de Minas no cenário jurídico brasileiro. A presidente local, Dra. Gracyelle Bicalho, enfatizou a importância do núcleo para ampliar as vozes femininas na área jurídica. “Nossa região possui um número elevado de mulheres visionárias, com desejo de conhecimento e crescimento pessoal. Este núcleo será um instrumento de transformação e união em prol da igualdade de gênero no Direito”, afirmou.

Com o sucesso do evento, o núcleo Norte de Minas se estabelece como um marco para a valorização da mulher na carreira jurídica e como um espaço de troca, aprendizado e luta por direitos. O lançamento evidencia a força e a capacidade das mulheres juristas em construir um futuro mais equitativo e inclusivo.

About The Author