A partir desta segunda-feira (2), o país entrou em uma nova era de conectividade, com a autorização para ativação do sinal 5G em todas as cidades brasileiras.
Após anos de planejamento e ajustes técnicos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que as operadoras de telefonia estão liberadas para implementar a tecnologia 5G nos 5.570 municípios do Brasil. A medida foi possível graças à conclusão do processo de “limpeza” da faixa de frequência de 3,5 gigahertz (GHz), essencial para o funcionamento do 5G, conforme comunicado feito pela Anatel e pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) no último dia 26 de novembro.
Fim das interferências
A faixa de 3,5 GHz, antes ocupada por serviços de radiodifusão e de televisão aberta via satélite que utilizavam antenas parabólicas na Banda C, foi liberada após a migração desses serviços e a instalação de filtros nas antenas parabólicas para evitar interferências. O trabalho envolveu ainda a distribuição gratuita de cerca de 4,3 milhões de kits de conversão para famílias beneficiárias de programas sociais federais que dependem da parabólica tradicional para acessar a TV aberta.
Ao longo do processo, foram desocupadas 1.482 estações satelitais profissionais que operavam na Banda C Estendida. Esses sistemas eram utilizados por emissoras de rádio e TV, instituições de ensino a distância e até pela Aeronáutica. A migração foi finalizada em março de 2023, dois anos antes do previsto no cronograma original.
Cronograma e próximos passos
Embora a liberação permita a instalação do 5G em qualquer município do Brasil, o edital do leilão da tecnologia prevê que todas as cidades estejam cobertas apenas até 2029. Até agora, a infraestrutura tem se concentrado nas capitais e grandes cidades.
A etapa final da “limpeza” foi concluída nesta segunda-feira (2), com a eliminação de interferências em 190 municípios da Bahia. Segundo a Anatel e a EAF, o processo foi finalizado com 14 meses de antecedência.
Para as famílias beneficiárias de programas sociais que ainda não receberam o kit de conversão, a instalação pode ser agendada gratuitamente pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site da EAF.
O impacto do 5G
A nova tecnologia promete revolucionar a conectividade no Brasil, oferecendo maior velocidade na transmissão de dados, menor latência e suporte a dispositivos de Internet das Coisas (IoT). Com a liberação do sinal, o Brasil avança significativamente na transformação digital, permitindo aplicações mais modernas em áreas como saúde, educação, transporte e segurança pública.
A iniciativa segue um modelo já aplicado no desligamento da TV analógica, que liberou a frequência de 700 megahertz (MHz) para o uso do 4G, com operadoras arcando com os custos da transição para a população de baixa renda.
Com a chegada do 5G a todo o território nacional, o Brasil dá um passo importante rumo a uma infraestrutura mais robusta e inclusiva para atender às demandas da sociedade conectada.
*Com informações de Agência Brasil