4 de dezembro, 2024

As vagas são limitadas, e a expectativa é que 250 animais sejam esterilizados durante os quatro dias de ação - Foto: Ascom Codanorte

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) anunciou a abertura das inscrições para a castração gratuita de cães e gatos em Montes Claros. O serviço será realizado entre os dias 7 e 10 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, das 7h às 19h. As vagas são limitadas, e a expectativa é que 250 animais sejam esterilizados durante os quatro dias de ação.

O presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, destacou a importância do controle populacional de cães e gatos, principalmente os que vivem nas ruas, para a saúde pública. Segundo ele, Montes Claros é a 11ª cidade a receber o projeto, que será ampliado para contemplar todos os 64 municípios consorciados.

“O controle populacional de cães e gatos, especialmente dos animais de rua, desempenha um papel fundamental na saúde coletiva, prevenindo doenças, reduzindo riscos de acidentes e promovendo um ambiente mais seguro e saudável. Isso também ajuda a combater o abuso e o abandono”, afirmou Eduardo, citando que o Norte de Minas possui cerca de 136 mil animais, dos quais 10% vivem nas ruas, segundo levantamento do Ministério Público.

Como funciona o procedimento

O responsável técnico pelas cirurgias, o médico veterinário Arnaldo Ventuatto, explicou que o objetivo da castração é a esterilização definitiva dos animais, impedindo sua reprodução.

  • Nos machos, será realizada a remoção dos testículos (orquiectomia).
  • Nas fêmeas, o procedimento inclui a retirada dos ovários, tubas uterinas e útero.

A iniciativa atende às normas éticas e legais, como a Resolução 367/2019 do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG).

Projeto Patas Seguras

Batizado de “Patas Seguras do CODANORTE”, o projeto é viabilizado por recursos do Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CEMAIS). Ele segue um Termo de Compromisso firmado pelas prefeituras com o Ministério Público e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).

“O projeto busca não apenas reduzir a reprodução descontrolada de animais, mas também promover a conscientização e a educação ambiental, envolvendo a comunidade e o município para alcançar resultados em curto prazo”, completou Eduardo Rabelo.

Interessados devem se apressar, pois as vagas são limitadas. A ação promete fazer diferença tanto na vida dos animais quanto na saúde coletiva da região.

Faça sua inscrição gratuita neste link.

About The Author