A Santa Casa Montes Claros, referência em assistência à saúde no norte de Minas Gerais, foi selecionada para integrar o projeto “Saúde em Nossas Mãos”, uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) em parceria com o Ministério da Saúde. Com o objetivo de reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde nos pacientes internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI), o projeto está alinhado ao Plano Nacional de Saúde (PNS) e destaca-se pela abordagem colaborativa e inovadora.
A participação da Santa Casa reflete o compromisso da instituição com a inovação e a excelência no atendimento. “Nossa missão é oferecer um cuidado humanizado, priorizando o bem-estar e a vida de nossos pacientes. Esse projeto reforça essa vocação ao permitir a troca de boas práticas e a cocriação de processos com base em evidências”, destaca a coordenadora assistencial do hospital, Silvânia Paiva.
Consultoria de excelência
O projeto é conduzido com a consultoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), de São Paulo, que trabalha com uma metodologia baseada em Sessões de Aprendizagem Virtual (SAV) e visitas presenciais. Desde o início das atividades, em setembro de 2024, duas visitas presenciais já foram realizadas no CTI Geral da Santa Casa.
A primeira, em 25 de setembro, focou no processo assistencial e contou com a participação das especialistas Luciana Gouvea de Albuquerque Souza, enfermeira, e Nathália Ribeiro Berdu, fisioterapeuta, ambas do HAOC. Já a segunda visita, em 14 de novembro, priorizou a análise de dados estatísticos e avaliação dos impactos financeiros, envolvendo analistas como Lucas Vinicius Mendes Souza, Leonardo Henrique Fiuza de Meireles, Angélica Carvalho de Araújo e Girlene Almeida.
“A implementação do projeto permite uma integração multidisciplinar que enriquece o cuidado ao paciente, otimiza os recursos financeiros e promove maior satisfação para os usuários. É um processo de construção coletiva, com participação ativa de toda a equipe, pacientes e familiares”, explica Silvânia.
Impactos e perspectivas
Além de reforçar o compromisso com a segurança do paciente, o projeto “Saúde em Nossas Mãos” está promovendo a troca de experiências entre a equipe da Santa Casa Montes Claros e os profissionais do HAOC. A integração de metodologias baseadas em evidências e práticas inovadoras já apresenta reflexos positivos nos processos assistenciais e na gestão hospitalar.
Silvânia ressalta que iniciativas como essa vão além da redução de infecções. “Estamos construindo um modelo de assistência que combina cuidado humanizado, eficiência e sustentabilidade financeira, beneficiando toda a comunidade atendida pelo hospital.”
Com uma trajetória marcada pela busca incessante por melhorias, a Santa Casa Montes Claros reafirma sua posição como protagonista na assistência à saúde na região, demonstrando que a união entre inovação e dedicação é o caminho para superar desafios e salvar vidas.