26 de dezembro, 2024

A nefrologista Ana Carolina Guedes Meira, do Hospital do Rim da Santa Casa Montes Claros, em parceria com a médica Tainá Veras de Sandes Freitas, lançou o livro Transplante Renal e Gestação - Foto: Ascom Santa Casa

A nefrologista Ana Carolina Guedes Meira, do Hospital do Rim da Santa Casa Montes Claros, em parceria com a médica Tainá Veras de Sandes Freitas, lançou o livro Transplante Renal e Gestação. A obra aborda as especificidades e desafios enfrentados por mulheres transplantadas renais que desejam engravidar, destacando a carência de orientações claras na literatura brasileira sobre o tema.

“O número crescente de pacientes transplantados inclui também mais mulheres em idade fértil. Contudo, a possibilidade de uma gestação muitas vezes não é discutida com as pacientes pela ausência de referências específicas na literatura. Essa lacuna foi o principal fator motivador para a produção do livro”, explica Ana Carolina.

Segundo a especialista, mulheres em diálise frequentemente se tornam inférteis, mas o transplante renal devolve a fertilidade para aquelas em idade reprodutiva. “Sendo médica e mulher, percebi a crescente necessidade de focar na saúde reprodutiva após o transplante”, complementa.

Riscos e particularidades

O livro destaca os principais desafios da gestação em mulheres transplantadas renais, incluindo o uso de imunossupressores, comorbidades, e riscos elevados de complicações como pré-eclâmpsia e prematuridade. “A mulher transplantada tem particularidades que elevam os riscos durante a gestação. Além disso, é necessário considerar as possíveis complicações do enxerto renal”, detalha Ana Carolina.

A obra tem como público-alvo os profissionais de saúde, oferecendo orientações sobre contracepção, acompanhamento durante a gravidez e manejo de complicações. A nefrologista reforça a importância da classificação da gestação como de alto risco e da coordenação de uma equipe multiprofissional. “O atendimento deve ser mais frequente e diferenciado, envolvendo nefrologistas, ginecologistas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais”, pontua.

Uma nova perspectiva para mulheres transplantadas

Com ampla experiência no acompanhamento de pacientes transplantados renais, Ana Carolina enfatiza que o transplante não devolve apenas a função renal, mas também oportunidades antes inviáveis, como o sonho da maternidade. “Essa prática me proporciona contato direto com a melhoria da qualidade de vida e com os desejos e temores das mulheres após o transplante. Essa necessidade de incluir o cuidado reprodutivo nas consultas me motivou a aprofundar a pesquisa e escrever o livro”, conclui.

O livro Transplante Renal e Gestação surge como uma contribuição essencial para orientar equipes de saúde e melhorar o atendimento a pacientes que enfrentam os desafios da gestação após um transplante renal.

Foto: Divulgação

O livro é distribuído gratuitamente em formato PDF pelo link: https://drive.usercontent.google.com/u/0/uc?id=1j4n9txgUT5Arv5AsorKy8ypHO1ubPlVM&export=download

About The Author