Ícone do site Gerais News

Operação conjunta busca coibir prática de rolezinhos em Montes Claros

A iniciativa busca coibir manobras perigosas e ilegais realizadas nas vias públicas da cidade - Foto: Polícia Militar / Divulgação

Uma ação conjunta entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Ministério Público de Minas Gerais foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (19), com o objetivo de combater os chamados “rolezinhos” em Montes Claros. Batizada de “Operação Deu Red” — Uma expressão popularmente utilizada pelos praticantes dessas atividades para indicar que algo “Deu errado” — A iniciativa busca coibir manobras perigosas e ilegais realizadas nas vias públicas da cidade.

Segundo as autoridades, a operação foi motivada pela crescente ocorrência de “rolezinhos”, que vêm colocando em risco a integridade física e a vida de transeuntes. as atividades incluem acidentes com vítimas, crimes e infrações graves de trânsito, além de gerar perturbação do sossego público e desafiar as leis e as autoridades locais.

Investigações revelaram que os participantes organizam esses eventos por meio das redes sociais, encontrando-se em locais de grande circulação. Durante os encontros, realizam manobras perigosas, provocam barulho excessivo com escapamentos adulterados e, frequentemente, utilizam veículos sem placas de identificação. essas ações são transmitidas ao vivo ou compartilhadas em vídeos nas plataformas digitais, com o objetivo de aumentar a audiência e gerar lucros com monetizações e publicidade.

Os órgãos do sistema de defesa social ressaltaram que estão atentos a esse tipo de comportamento e não medirão esforços para combatê-lo. Os envolvidos podem responder por crimes como associação criminosa, incitação ao crime, além de infrações previstas na legislação de trânsito.

Balanço da operação:

As autoridades reforçam a importância da colaboração da população para denunciar esses eventos e garantir a segurança de todos nas vias públicas.

Sair da versão mobile