28 de dezembro, 2024

Professores celebram a parceria que contribui para a educação financeira nas escolas - Foto: Ascom Sicoob / Divulgação

O Programa Financinhas nas Escolas, desenvolvido pelo Sicoob Credinor e pela Fundação Credinor em parceria com o Instituto Sicoob, foi concluído em nove cidades da região. Com foco na educação financeira para crianças, o projeto apresentou uma abordagem lúdica e prática para ensinar conceitos essenciais como poupança, investimento e gestão de dinheiro.

Iniciativas locais e criatividade nas escolas

Em Augusto de Lima, os professores foram capacitados para integrar os conteúdos do Programa à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como parte das atividades, os alunos arrecadaram dinheiro em cofrinhos, compraram produtos em um supermercado e doaram para uma família local.

Em Mirabela, os alunos vivenciaram a administração financeira com a criação de um mercadinho e participaram de uma parceria com o Sebrae para transformar gordura em sabão, comercializando o produto na cidade.

Em Juramento, um projeto de leitura foi associado ao Programa, no qual as crianças refletiram sobre seus sonhos. Um aluno foi presenteado com um violão, e todos receberam cofrinhos para economizar.

Na cidade de Bocaiuva, durante o Festival da Primavera, os estudantes ganharam “vinténs” por tarefas cumpridas na escola e os utilizaram para adquirir guloseimas, ao mesmo tempo em que aprimoravam suas habilidades de leitura.

Em Coração de Jesus, os alunos aprenderam a administrar valores fictícios gerados pelas atividades escolares, trocando-os por produtos como materiais escolares e guloseimas ao final do Programa.

Resultados e expansão

O impacto do Financinhas foi significativo. Em 2023, cinco municípios participaram do Programa, e em 2024 esse número aumentou para nove, envolvendo 1.767 alunos – um aumento expressivo em relação aos 968 participantes do ano anterior. A capacitação de professores também cresceu, passando de 84 profissionais formados em 2023 para 139 em 2024.

Momento de aprendizado para as crianças que conheceram como funciona uma agência e aprenderam a usar o caixa eletrônico – Foto: Ascom Sicoob / Divulgação

Financinhas em números

  • Cidades atendidas: 5 (2023) / 9 (2024)
  • Professores capacitados: 84 (2023) / 139 (2024)
  • Alunos atendidos: 968 (2023) / 1.767 (2024)
  • Livros doados: 300 (2023) / 360 (2024)
  • Incentivo financeiro: R$1.000 para escolas veteranas e R$500 para estreantes

Olhando para o futuro

Para 2025, o Financinhas planeja expandir ainda mais, incluindo novas cidades e ampliando o alcance de suas iniciativas. “O mais importante de tudo isso é que as crianças puderam replicar os aprendizados em situações do cotidiano, com a simulação de experiências reais que estimularam tanto o desenvolvimento acadêmico quanto o social. Sem dúvidas se tornarão pessoas mais conscientes financeiramente”, destaca Dario Colares, presidente do Sicoob Credinor.

Com uma abordagem inovadora e um impacto crescente, o Financinhas nas Escolas está transformando o futuro financeiro das novas gerações.

About The Author