A Maternidade de Alto Risco da Santa Casa Montes Claros desponta como um centro de excelência na atenção à saúde de gestantes que enfrentam complicações gestacionais. Com uma equipe altamente especializada, composta por 10 obstetras especialistas e nove residentes em ginecologia e obstetrícia, a unidade é um referencial no atendimento a casos complexos, recebendo pacientes não apenas do norte de Minas Gerais e sul da Bahia, mas também de diversas regiões do Brasil.
Coordenada há 20 anos pela médica Dra. Maria do Carmo Tolentino, a maternidade adota uma abordagem multidisciplinar que envolve enfermagem, psicologia, medicina fetal e o corpo clínico de obstetras da Santa Casa. “Atuamos de forma integrada, o que é vital para garantir um atendimento de qualidade às gestantes em situações de risco”, destaca a coordenadora.
Casos marcantes e superação
Ao longo dessas duas décadas de dedicação, Dra. Maria do Carmo relembra um caso que simboliza a essência do trabalho desenvolvido na maternidade. “Uma paciente, após quatro perdas fetais devido à isoimunização pelo fator RH, engravidou pela quinta vez e foi acolhida pelo nosso serviço. Realizamos transfusões intrauterinas — o único tratamento possível naquele momento — e conseguimos levar a gravidez até o oitavo mês. Nasceu VITÓRIA, um verdadeiro exemplo de superação e dedicação de toda a equipe”, relembra emocionada.
Reconhecimento e Compromisso
A atuação conjunta entre os profissionais da maternidade é um dos fatores que garantem a qualidade e segurança nos atendimentos. O superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, reforça o papel essencial da equipe coordenada pela Dra. Maria do Carmo. “Parabenizamos toda a equipe do Alto Risco. O trabalho realizado não apenas oferece suporte vital às mulheres em situações de risco, mas também reflete o compromisso da instituição com a vida e a saúde materno-fetal. Isso consolida a Santa Casa Montes Claros como uma referência em cuidados de alta complexidade no estado e no país”, afirmou.
A maternidade segue reafirmando sua missão de salvar vidas e proporcionar atendimento humanizado, tornando-se um verdadeiro exemplo de dedicação e competência na saúde pública brasileira.