8 de janeiro, 2025

O prefeito de Joaquim Felício e novo presidente do Codanorte, Miguel Felipe, esteve acompanhado do diretor administrativo e financeiro, Hércules Vandy, que também é prefeito de Lagoa dos Patos, e do diretor operacional, Alexsandro Costa - Foto: Ascom Codanorte

O prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe, foi eleito o novo presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) para o biênio 2025/2026. A eleição ocorreu em Assembleia Geral realizada na manhã desta terça-feira (7), em Montes Claros, contando com chapa única.

Foto: Ascom Codanorte

Inicialmente, a disputa estava prevista para ocorrer entre Miguel Felipe e o prefeito de Januária, Maurício Almeida. No entanto, na noite da última segunda-feira (06), Almeida retirou sua candidatura, consolidando a eleição do prefeito de Joaquim Felício. Ambas as chapas haviam registrado suas candidaturas no dia 27 de dezembro de 2024.

A diretoria executiva eleita é composta pelo prefeito de Lagoa dos Patos, Hércules Vandy, como diretor administrativo e financeiro, e por Alexsandro Costa, que assume o cargo de diretor operacional.

Foto: Ascom Codanorte

Expectativas para a gestão

Conhecido como Miguelzinho, o novo presidente do Codanorte destacou a importância da sua eleição para um consórcio tão representativo e compartilhou suas expectativas para a gestão.

“Ser eleito aqui no Codanorte é de grande importância. Eu, que sou de um município com 5 mil habitantes, vejo essa oportunidade como algo muito significativo. Precisamos continuar os trabalhos desenvolvidos pelo ex-presidente Eduardo Rabelo, especialmente nas questões ambientais, como a destinação correta dos resíduos sólidos e o tratamento adequado da rede de esgoto dos municípios. O Codanorte será a extensão do gabinete dos prefeitos, buscando diálogo com gestões estaduais e federais e levando as demandas da região para todas as esferas”, afirmou Miguelzinho.

Sucessão na presidência do Codanorte

Miguel Felipe assume o comando do Codanorte no lugar de Eduardo Rabelo, ex-prefeito de Francisco Dumont, que esteve à frente do consórcio por dois mandatos consecutivos, nos biênios 2021/2022 e 2023/2024.

“Faço votos de que Miguelzinho dê continuidade ao trabalho que realizamos nos últimos quatro anos. Que ele consiga ajudar ainda mais o Norte de Minas a se desenvolver nas diversas áreas da gestão pública, seja na economia, no social ou no meio ambiente. Sucesso é o que desejo!”, declarou Rabelo.

Foto: Ascom Codanorte

Sobre o Codanorte

Criado em 2013, o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) tem como objetivo desenvolver alternativas econômicas e ambientalmente viáveis para os municípios consorciados, promovendo economia para as administrações municipais e qualidade de vida para a população. Atualmente, o consórcio conta com 65 municípios das regiões Norte de Minas, Central Mineira e Vale do Jequitinhonha.

About The Author