15 de janeiro, 2025

O projeto “Arte nas Águas de Minas” está com edital aberto para a seleção de dois artistas locais, que poderão produzir obras de arte urbana em unidades da Copasa na cidade - Foto: Copasa / Divulgação

Os artistas de Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, ganharam uma nova oportunidade para expor sua criatividade. O projeto “Arte nas Águas de Minas” está com edital aberto para a seleção de dois artistas locais, que poderão produzir obras de arte urbana em unidades da Copasa na cidade. As inscrições vão até as 17h59 do dia 21 de janeiro.

A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura e pela Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA – Cultura & Patrimônio), com patrocínio da Copasa e apoio do Governo Federal, por meio da Lei Rouanet. O projeto busca explorar a relação entre a arte e a água, promovendo a conscientização sobre sua importância para a vida e a justiça social.

Foto: Copasa / Divulgação

Os interessados podem acessar o Edital de Chamamento Público e se inscrever por meio de um formulário online. Durante o processo de inscrição, é necessário anexar documentação pessoal e portfólio com trabalhos anteriores. O resultado será divulgado em 25 de janeiro, e os selecionados receberão um cachê de R$ 5 mil.

Arte e aprendizado para a comunidade

Os dois artistas escolhidos em Montes Claros criarão murais de 80m² com a temática “Água”, em uma unidade da Copasa previamente selecionada. Além da intervenção artística, eles também ministrarão um workshop de quatro horas para jovens da cidade, incentivando a expressão criativa e o contato com a arte urbana.

Abrangência estadual

O projeto “Arte nas Águas de Minas” tem previsão de execução até março de 2025, contemplando seis cidades do interior mineiro. Divinópolis, Contagem e Araxá já receberam os murais, enquanto Pouso Alegre aguarda a execução das obras. Após Montes Claros, Coronel Fabriciano será a próxima cidade a integrar o projeto.

Os murais são inspirados na estética do muralismo e do graffiti, combinando o trabalho de seis artistas convidados de renome nacional e internacional com o de 12 artistas locais, selecionados por meio de editais.

Sobre a APPA – Cultura & Patrimônio

A APPA – Cultura & Patrimônio é uma associação cultural sem fins lucrativos, sediada em Belo Horizonte, dedicada à promoção de iniciativas artísticas, culturais e patrimoniais. Com mais de 30 anos de história, a entidade já desenvolveu mais de 240 projetos financiados por mecanismos de incentivo à cultura e outras fontes de patrocínio, contribuindo para o fortalecimento da cultura mineira.

Os artistas interessados em participar do projeto podem conferir todos os detalhes no edital e garantir sua inscrição dentro do prazo.

About The Author