
O objetivo é apoiar pequenos empreendedores locais, melhorar a gestão dos negócios e impulsionar a geração de emprego e renda - Foto: Divulgação
O programa Comunidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae Minas em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), está expandindo suas ações para a região do Grande Santos Reis, em Montes Claros, no Norte de Minas. O objetivo é apoiar pequenos empreendedores locais, melhorar a gestão dos negócios e impulsionar a geração de emprego e renda nas comunidades atendidas.
Agentes comunitários selecionados para o programa estão visitando empreendimentos e sensibilizando os moradores dos bairros Eldorado, Vila Atlântida, Vila São Francisco de Assis, Vila Áurea, Vila Antônio Narciso, Santa Eugênia, Nova Morada, Bela Paisagem e Bela Vista. Desde setembro de 2024, quatro agentes estão apresentando o programa, realizando o mapeamento e conscientizando aqueles que já possuem ou desejam iniciar um negócio.
A próxima etapa inclui um diagnóstico da maturidade dos empreendimentos e a elaboração de um plano de ação, com capacitações individuais e coletivas, além do monitoramento dos resultados. Cada agente acompanhará entre 20 e 30 empreendedores. O estudante de Psicologia Victor Eduardo Veloso, de 20 anos, é um dos agentes envolvidos na iniciativa. “De um modo geral, as pessoas estão nos recebendo bem e demonstrando interesse em receber o atendimento. Estamos fazendo um trabalho porta a porta para sensibilizar os donos de pequenos negócios sobre a importância de se capacitarem de forma gratuita”, destaca.
Capacitação e suporte
Além do acompanhamento individual, o programa oferece cursos específicos para barbeiro, trancista, design de sobrancelhas, manicure e serviços de cozinha. O analista do Sebrae Minas, Mateus Santos, ressalta a relevância do projeto: “É uma forma de apoiar o desenvolvimento econômico e social de regiões com dificuldade de acesso a cursos e capacitações. Vamos levar a essas pessoas oportunidades para que possam empreender ou melhorar seus negócios”.
Abrangência e impacto
O programa Comunidade Empreendedora também contempla a Rota de Liderança, uma trilha de capacitação que, ao longo do ano, formará líderes comunitários para fortalecer e representar melhor a população dos bairros atendidos. Além de Montes Claros, o programa será implementado em comunidades de Belo Horizonte e outras quatro cidades da Região Metropolitana e do interior: Betim, Ribeirão das Neves, Divinópolis e Uberlândia.
As localidades foram escolhidas com base em um diagnóstico que identificou um elevado potencial de empreendedores, lideranças comunitárias minimamente estruturadas e abertura para receber capacitações oferecidas pelas instituições envolvidas no projeto.