
O encontro teve como objetivo apresentar os serviços prestados pelo Codanorte e colher as principais demandas das gestões municipais para o período de 2025 a 2028 - Foto: Codanorte
O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) realizou, nesta quarta-feira (05), uma reunião de alinhamento com os novos secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura dos 65 municípios consorciados. O encontro teve como objetivo apresentar os serviços prestados pelo Codanorte e colher as principais demandas das gestões municipais para o período de 2025 a 2028.
Avanços na gestão ambiental Durante a reunião, a equipe técnica do Codanorte destacou o trabalho de controle, fiscalização e licenciamento ambiental, com ênfase nos 45 municípios que assumiram a competência do Licenciamento Ambiental Municipal por meio do consórcio. Isso representa cerca de 50% dos municípios da região Norte de Minas. O Codanorte também promove capacitações para os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), fortalecendo a gestão ambiental nos municípios.

Outro ponto abordado foram os avanços na erradicação de lixões. Desde a implantação dos projetos do Codanorte, 42 lixões foram fechados nas regiões Norte de Minas, Central e Vale do Jequitinhonha. Como alternativa, são implantadas Usinas de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos, aterros sanitários individuais e regionais e planos integrados de gestão de resíduos sólidos e saneamento básico.
Fortalecimento da produção regional Na área de desenvolvimento regional, o destaque foi para o avanço do Serviço de Inspeção Municipal (SIM Codanorte), voltado para produtos de origem animal e vegetal. A lei de adesão ao SIM já foi aprovada em quase 30 municípios consorciados, permitindo que produtos certificados possam ser comercializados em todas as cidades participantes. O selo de inspeção garante segurança alimentar, qualidade sanitária e amplia as oportunidades de mercado, gerando empregos e renda.
Depoimentos e expectativas O secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco, destacou a importância do encontro para a troca de experiências entre os gestores e o planejamento estratégico das ações ambientais e agrícolas.
O prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, elogiou a iniciativa e ressaltou a relevância do Codanorte como referência nacional em políticas públicas ambientais. Já o secretário de Meio Ambiente de São João das Missões, Welson Souza, enfatizou a importância da gestão correta dos resíduos para toda a região. Pedro Coutinho, novo secretário de Meio Ambiente de Capitão Enéas, destacou o papel do Codanorte na orientação dos novos gestores municipais.
A procuradora jurídica do Codanorte, Rejane Souto, reforçou os benefícios do consórcio, como a otimização de recursos, redução de custos e soluções regionais integradas.
O presidente do Codanorte e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe, ressaltou que a parceria entre os municípios e o consórcio tem promovido avanços sustentáveis, equilibrando as áreas ambiental, social e econômica.
Com o alinhamento das novas gestões municipais, o Codanorte segue como um agente fundamental no desenvolvimento sustentável da região, promovendo ações que impactam positivamente a qualidade de vida da população e a preservação ambiental.