Gerais News

Artesanato do Norte de Minas ganha destaque na decoração do Big Brother Brasil 2025

Peças de cerâmica produzidas por Lucinéia de Souza Barbosa, conhecida como "Neia de Taiobeiras", compõem o cenário do programa - Foto: Divulgação

O artesanato do Norte de Minas está em evidência na edição de 2025 do Big Brother Brasil, reality show da TV Globo. Peças de cerâmica produzidas por Lucinéia de Souza Barbosa, conhecida como “Neia de Taiobeiras”, compõem o cenário do programa, levando a arte mineira para milhões de espectadores.

A casa do BBB 25 homenageia novelas e programas da emissora, em comemoração aos 60 anos da TV Globo. As obras da artesã estão expostas no quarto temático que retrata cenas de novelas ambientadas no Nordeste, como “Roque Santeiro” (1985), “Tieta” (1990) – atualmente em reprise –, “Ê­ta Mundo Bom” (2016) e “Rancho Fundo” (2024). Entre as peças confeccionadas sob encomenda estão quadros representando personagens icônicos como Tieta e Pérpetua (de “Tieta”), além de Sinhozinho Malta e Viúva Porcina (de “Roque Santeiro”).

Artesanato norte-mineiro compõe o cenário do BBB 2025 – Foto: Divulgação

A chegada das obras ao reality foi viabilizada por um cliente de São Paulo, que já conhecia o trabalho de Neia. “Fiquei muito feliz e emocionada quando recebi o contato da TV Globo. Eles gostaram muito da minha arte e solicitaram sete quadros com personagens das novelas. Após confeccionar, enviei fotos das peças para aprovação”, relata a artesã.

A exposição no BBB tem impulsionado os negócios de Neia, gerando aumento significativo na demanda. “É como se eu tivesse ganhado na loteria. Um sonho realizado ao saber que minhas peças são vistas pelo Brasil e pelo mundo. Passei a usar mais as redes sociais para divulgar meu trabalho e recebo encomendas de várias partes do país, com pedidos agendados até junho deste ano”, comemora.

Talento nato

Desde a infância, Neia demonstrava aptidão para o artesanato. Aos 12 anos, criou sua primeira peça de argila: um rei mago para o presépio da família. Na adolescência, vendia peças de gesso para ajudar nas despesas de casa. Mais tarde, profissionalizou-se com o apoio do Sebrae Minas e da prefeitura de Taiobeiras, participando de cursos de modelagem de argila. “Não esqueço quando o Sebrae Minas levou alguns artesãos para a Feira de Artesanato, em Belo Horizonte, em 2010. Foi a primeira exposição da minha arte para o grande público e, para minha surpresa, vendi todas as peças no primeiro dia de evento”, recorda.

A partir dessa experiência, a artesã passou a participar de feiras nacionais, incluindo a Fenearte, em Recife, considerada a maior feira de artesanato da América Latina. “Sou grata ao apoio do Sebrae Minas, do Governo do Estado e da prefeitura de Taiobeiras, que me ajudaram a expandir minha produção e divulgar meu trabalho”, ressalta.

Apoio do Sebrae Minas

O Sebrae Minas desempenha papel fundamental no fomento ao artesanato no Norte de Minas, oferecendo cursos e capacitações, facilitando o acesso a mercados e promovendo a participação dos artesãos em feiras. “Também trazemos lojistas de várias partes do Brasil para conhecer e adquirir essas peças”, destaca o analista da entidade, Albertino Correia.

Com essa visibilidade, o artesanato mineiro segue conquistando espaço e se consolidando como expressão cultural e econômica do estado.

Sair da versão mobile