22 de fevereiro, 2025

Foto: Câmara Municipal de Montes Claros / Divulgação

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, nesta terça-feira (11), um total de 21 requerimentos e uma moção, abordando temas como infraestrutura, saúde, segurança, esportes e educação.

Infraestrutura em destaque

Os investimentos em infraestrutura estiveram entre as principais demandas apresentadas pelos vereadores. O vereador Eduardo Preto (Pode) requereu a revitalização e cobertura da quadra poliesportiva no bairro Portal dos Ipês (Requerimento nº 125). Rodrigo Cadeirante (União), no Requerimento nº 126, solicitou drenagem e pavimentação da rua Clarindo Pereira Lopes, na Vila Antônio Narciso. Marcos Nem (Pode) propôs a extensão da rede elétrica entre o posto Potência e a comunidade de Valentina (Requerimento nº 131).

Eldair Samambaia (PSD) solicitou o recapeamento da rua Manoel Bandeira, no bairro Planalto (Requerimento nº 133), enquanto Rena de Nova Esperança (União) pediu a reforma das pontes nas comunidades de Cabeceiras, Mucambo Firme e Cabeceiras de Baixo (Requerimento nº 137). Edson Cabeleireiro (PV), por sua vez, reivindicou a manutenção das estradas rurais que conectam Nova Esperança a diversas comunidades (Requerimento nº 146).

Cláudio Rodrigues (Cidadania) sugeriu um estudo para a instalação de rede de esgoto na Rua Paulo Ferreira Lima, bairro Nossa Senhora de Fátima (Requerimento nº 139). Em conjunto, Rodrigo Cadeirante (União) e Crisóstomo da Minas Brasil (União) cobraram providências da Copasa quanto à rede de esgoto da rua Clarindo Pereira Lopes (Requerimento nº 127).

Saúde

Na área da saúde, Ailton do Vilage (MDB) propôs a instalação de um atendimento médico 24 horas na região do Grande Village (Requerimento nº 129). Ceci Protetora (PRD) pediu celeridade na implementação da Unidade Básica de Saúde Animal (UBASA) e do SAMU Animal (Requerimento nº 140).

Esporte

No setor esportivo, Odair Ferreira (União) cobrou a construção de uma cobertura para a quadra da Praça Doutora Zilda Arns, no bairro Santo Antônio (Requerimento nº 135). Wilton Dias (Avante) e PC Landim (Avante) sugeriram um Projeto de Lei de Incentivo ao Esporte, com dotação orçamentária na LDO (Requerimento nº 134).

Zona rural

Graça da Casa do Motor (União) solicitou um programa de conscientização para pecuaristas sobre animais soltos nas vias, visando maior segurança nas estradas rurais e BRs (Requerimento nº 128).

Segurança

Junior Martins (PP) propôs a instalação de câmeras de segurança no bairro Renascença, dentro do programa Guardiã dos Montes (Requerimento nº 138). Raimundo do INSS (PDT) solicitou um estudo para instalação de semáforos na interseção da Av. Antônio Lafetá Rebelo com a Av. Dulce Sarmento e Rua Quinze (Requerimento nº 141).

Educação

Professora Iara Pimentel (PT) apresentou um anteprojeto de Lei Complementar para alterar a Lei nº 115/2023, no seu Art. 6º (Requerimento nº 145). Maria Helena Lopes (MDB) solicitou a reforma do telhado da Escola Municipal Nair Fonseca Brandão, na Comunidade Rural de Canto do Engenho (Requerimento nº 144).

Audiência Pública

Eduardo Preto (Pode) e Daniel Dias (PCdoB) solicitaram a transformação da reunião do dia 20 de fevereiro de 2025 em Audiência Pública para discutir melhorias estruturais no Conselho Tutelar (Requerimento nº 142).

Homenagem e Moção

Igor Dias (PRD) sugeriu uma homenagem póstuma a Marina Helena Lorenzo Fernândez Silva na nova concha acústica da Praça dos Jatobás (Requerimento nº 143). Carol Figueiredo (PL) propôs o envio de uma Moção à família do ex-prefeito Humberto Souto, falecido no último dia 4.

As aprovações na Câmara reforçam a preocupação dos vereadores com o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população.

About The Author