Mais da metade dos pequenos negócios mineiros tem planos de investimento para 2025, segundo a pesquisa “Expectativas de Investimentos em 2025 dos Pequenos Negócios de Minas Gerais”, realizada pelo Sebrae Minas. O levantamento aponta que 53% dos empreendedores pretendem expandir ou aprimorar suas operações, refletindo um cenário de otimismo para o setor.
Entre os principais focos de investimento, a melhoria de produtos e serviços lidera, sendo mencionada por 37% dos entrevistados. O fortalecimento das estratégias comerciais e de marketing aparece em seguida, com 24%, indicando a busca por novos clientes e maior presença no mercado. Outros 14% devem apostar na tecnologia e na modernização da gestão, fatores cruciais para aumentar a eficiência operacional e a competitividade. Também foram considerados investimentos em estrutura física e filiais (12%), finanças (11%), logística (10%) e recursos humanos (6%).
Os pequenos negócios mineiros pretendem investir não apenas em áreas estratégicas, mas também em inovação. A diversificação e a inovação de produtos e serviços foram destacadas como a principal estratégia de crescimento (30%), seguidas por investimentos em novos equipamentos gerenciais (21%) e ferramentas gerenciais (19%). A capacitação de funcionários (18%) também se destaca, evidenciando a preocupação dos empreendedores em qualificar suas equipes. Outras medidas incluem aquisição de software (13%), ampliação do espaço físico (13%), desenvolvimento de habilidades de liderança (13%) e contratação de novos funcionários (11%).
Expansão no Norte de Minas e Bahia
Proprietário da Nova SST Saúde e Segurança no Trabalho, com duas unidades em Bocaiúva e outra em Montes Claros, Vicente de Paula Almeida Junior fará a expansão do seu negócio no Norte de Minas e também na Bahia. Ao todo, serão cinco novas unidades, sendo a primeira em Janaúba, já no próximo mês. Estão previstas ainda sedes em Jaíba, Porteirinha, Salinas e Guanambi, no sudoeste baiano.
“Estamos há alguns anos no mercado e, com essa expansão, vamos conquistar novos clientes e ampliar nossa presença no mercado”, ressalta Vicente.
Além da expansão física, o empreendedor pretende investir em treinamentos on-line para seus clientes, informando sobre as normas regulamentadoras das leis trabalhistas. “Já fazemos esse treinamento presencial e estamos investindo em um software para agilizar nosso atendimento”, enfatiza.
Entre otimismo e incerteza
Apesar do cenário promissor, a pesquisa revela que uma parcela significativa dos empreendedores ainda não definiu seus planos ou optou por não investir em 2025. Esse comportamento pode estar relacionado a fatores como instabilidade econômica, dificuldades de planejamento e necessidade de consolidar o negócio antes de expandir.
Para Izabella Siqueira, analista do Sebrae Minas, mesmo com as incertezas, o fato de mais da metade dos entrevistados planejarem melhorias demonstra que os empreendedores ainda se mantêm ativos e buscando oportunidades para se reinventarem.
“O ano de 2025 se apresenta como um período de desafios, mas também de oportunidades para quem souber equilibrar prudência e estratégia. O crescimento dos pequenos negócios dependerá da habilidade de cada empresa em tomar decisões ágeis, acompanhar as mudanças do mercado e identificar oportunidades que fortaleçam sua posição competitiva a longo prazo”, afirma.
Metodologia
A pesquisa “Expectativas de Investimentos em 2025 dos Pequenos Negócios de Minas Gerais” foi realizada em janeiro de 2025, com 601 pequenos negócios do estado. O objetivo foi revelar as intenções de expansão ou melhoria nos negócios durante o ano. Os dados foram coletados entre os dias 2 e 21 de janeiro de 2025. O estudo traz resultados com representatividade para Minas Gerais, com margem de erro de até 5 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%.
Inteligência Sebrae
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