19 de fevereiro, 2025

Diversas autoridades compareceram ao evento - Foto: Américo Borges

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi agraciada com a doação de dois veículos pela Receita Federal do Brasil, durante uma cerimônia realizada na Sala dos Conselhos da reitoria. Os veículos, um ônibus e uma Fiorino, serão incorporados à frota universitária, contribuindo para o transporte de estudantes, professores e servidores em diversas atividades acadêmicas, científicas e culturais.

Momento de cerimônia na Sala dos Conselhos – Foto: Américo Borges

A cerimônia de entrega das chaves foi realizada recentemente, e contou com a presença de representantes da Unimontes, da Receita Federal e de outras instituições parceiras. O evento marca um importante passo na colaboração entre a universidade e a Receita Federal, contribuindo para o desenvolvimento educacional e social da região.

Entrega das chaves – Foto: Américo Borges

O evento contou com a presença do Auditor Fiscal Michel Lopes Teodoro, superintendente da Receita Federal em Minas Gerais, que destacou a importância da doação. “A Receita Federal atua combatendo a importação irregular de mercadorias estrangeiras e, hoje, mostramos para a sociedade a destinação desses produtos apreendidos. Entregamos um ônibus e uma Fiorino, além de equipamentos eletrônicos para três universidades importantes aqui do Norte de Minas. Essa é uma forma de garantir que os produtos apreendidos sejam utilizados para o bem da sociedade”, afirmou.

Veículos doados – Foto: Américo Borges

O vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, também ressaltou o significado da doação. “Esse é um momento importante na história da Universidade, pois essas doações não apenas desenvolverão as atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas também participarão do processo de transformação de vida que acontece no ensino superior. Agradecemos à Receita Federal por essa colaboração, que certamente será bem aproveitada em nossa região”, disse.

Momento de entrega dos veículos – Foto: Américo Borges

Felipe Araújo, auditor fiscal e delegado da Receita Federal em Montes Claros, explicou que a doação é parte da política da instituição em destinar mercadorias apreendidas para instituições parceiras. “O ônibus que hoje é objeto de doação já foi utilizado para transportar cigarros contrabandeados do Paraguai. Com a apreensão, a lei prevê a destinação desses veículos a instituições que promovem a educação, como a Unimontes. Essa ação é sensacional, pois a Receita colabora duas vezes: evita ilícitos tributários e fortalece a educação no país”, afirmou.

*Com colaboração do repórter Diovane Barbosa

About The Author