
As intervenções têm o objetivo de melhorar a qualidade do abastecimento de água tratada para cerca de 5 mil moradores - Foto: Copasa / Divulgação
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está intensificando as ações de combate a perdas de água na zona rural de Porteirinha, no Norte de Minas. As intervenções têm o objetivo de melhorar a qualidade do abastecimento de água tratada para cerca de 5 mil moradores, garantindo pressão adequada na rede, prevenindo vazamentos e intermitências e assegurando a disponibilidade do recurso hídrico de forma sustentável.
Com investimentos de R$ 570 mil, a Copasa iniciou, neste mês, a substituição de 9 mil metros de rede adutora de água tratada no trecho entre as comunidades de Várzea Comprida e Bom Jesus. Essas melhorias beneficiarão os moradores de doze localidades: Tocandira, Bom Jesus, Bom Jesus II, Salobro, Xixá, Itapicuru, Tamboril, Poço, Barreiro Dantas, Barreiro Dantas II, Amargoso e Mulungu.
Os serviços em execução modernizarão a infraestrutura de fornecimento de água, reduzindo significativamente a incidência de vazamentos e garantindo um abastecimento mais eficiente para a população. A previsão é que as intervenções sejam concluídas até o final de março deste ano.
O técnico de projetos e obras da Copasa, Paulo Jhonata Souza Silva, destacou a importância da iniciativa. “Essa ação é essencial para solucionar os problemas de abastecimento de água nessas localidades. Atuamos de forma preventiva no controle de perdas, aprimoramos a operacionalidade do sistema e garantimos sua sustentabilidade em longo prazo”, afirmou.
Além dos benefícios diretos para os moradores, as obras também impulsionam a economia local, com a geração de 10 postos de trabalho na região. O gerente regional da Copasa, Herlen Cardoso, reforçou a relevância do projeto. “Com a conclusão das obras, os moradores dessas localidades terão acesso a um fornecimento de água com maior qualidade e quantidade suficiente, além da redução de vazamentos e do maior controle sobre as perdas na distribuição”, explicou.
Operacionalidade do sistema
A Copasa atua no serviço de abastecimento de água em Porteirinha desde agosto de 1963 e, desde maio de 1998, também disponibiliza o serviço de esgotamento sanitário na cidade. Atualmente, o sistema de abastecimento conta com 14.407 ligações domiciliares, distribuídas em 459.127 metros de redes e abastecidas por uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que atende mais de 50 mil habitantes.
No que se refere ao esgotamento sanitário, a cidade possui 4.520 ligações domiciliares e uma Estação de Tratamento de Esgoto, beneficiando cerca de 18 mil moradores. A ampliação e modernização dessas estruturas reforçam o compromisso da Copasa em garantir serviços de saneamento de qualidade e de forma sustentável para a população de Porteirinha.