
A investigação apura os crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro - Foto: Polícia Civil / Divulgação
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta terça-feira (18), a segunda fase da operação Efeito Dominó em Porteirinha e Riacho dos Machados, região Norte de Minas. A investigação apura os crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Durante a ação, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos, e um homem, de 28 anos, foi preso em flagrante. Também houve sequestro de veículos e valores.

As investigações tiveram início após a prisão de um dentista em Porteirinha, que recebeu drogas enviadas pelos correios. A PCMG identificou um grupo criminoso que utilizava o comércio de cachaça como fachada para lavagem de dinheiro. Além disso, veículos eram adquiridos e registrados em nome de terceiros para dificultar o rastreamento.

Apreensões
A operação resultou na apreensão de cocaína, maconha, balança de precisão, celulares e materiais para embalagem de drogas. Durante o cumprimento dos mandados, foram encontrados documentos e celulares que indicam movimentações financeiras irregulares.

A Justiça determinou, ainda, o sequestro de quatro veículos, incluindo motocicletas e automóveis, além do bloqueio de valores entre R$ 178 mil e R$ 500 mil das contas bancárias dos investigados. O objetivo é enfraquecer financeiramente o grupo criminoso e impedir a continuidade das atividades ilegais.

Após os trabalhos de polícia judiciária, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição do Poder Judiciário. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e mapear toda a rede criminosa.