
Ao todo, foram 25.145 inscrições registradas, e o processo seletivo ofereceu 2.335 vagas em cursos de graduação - Foto: Divulgação
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) revelou, por meio da Coordenação Técnica de Processos Seletivos (Coteps), os dados sobre a origem geográfica dos candidatos aprovados no Vestibular Próprio 2025. Ao todo, foram 25.145 inscrições registradas, e o processo seletivo ofereceu 2.335 vagas em cursos de graduação, divididas entre o primeiro e o segundo semestres do ano.
A maioria dos candidatos aprovados é oriunda de cidades localizadas na área de abrangência da Unimontes, que engloba o Norte e Noroeste de Minas, além dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. As cidades dessas regiões somam 65, com destaque para 49 municípios do Norte de Minas. Entre os mais de 70 municípios com candidatos aprovados, a lista inclui cidades emblemáticas como Montes Claros, Janaúba, Pirapora e Teófilo Otoni.

A presidente da Coteps, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, destacou o papel crucial da Unimontes como agente de desenvolvimento regional. “O fato de a imensa maioria dos aprovados no Vestibular Próprio da Unimontes ser oriunda das regiões de abrangência da instituição comprova o diferencial da Universidade como propulsora do desenvolvimento regional”, afirmou.
Além dos municípios da sua área de abrangência, a Unimontes também recebeu candidatos aprovados de outras regiões de Minas Gerais, como Belo Horizonte, Governador Valadares, Uberlândia e Sete Lagoas, além de cidades de outros estados, como Bahia, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.
Os candidatos que agora fazem parte da comunidade acadêmica da Unimontes terão a oportunidade de estudar em uma das principais instituições de ensino superior do Norte de Minas, contribuindo para o fortalecimento educacional e social da região.

Confira a lista das cidades de origem dos aprovados:
Norte de Minas: Montes Claros, Janaúba, Pirapora, Manga, Manga, Francisco Sá, entre outras.
Vale do Jequitinhonha: Almenara, Capelinha, Itamarandiba, entre outras.
Vale do Mucuri: Teófilo Otoni.
Noroeste de Minas: João Pinheiro, Paracatu e Unaí.
Outras regiões mineiras: Belo Horizonte, Uberlândia, Governador Valadares.
Outros estados: Bahia, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, entre outros.
O Vestibular Próprio 2025 foi uma oportunidade para centenas de estudantes das mais diversas cidades mineiras e de outros estados, e reforça o compromisso da Unimontes com a educação superior regional e a formação de profissionais para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais.