A diretoria do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Norte de Minas (Codanorte) marcou presença na cerimônia de posse do novo secretário de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro. O evento aconteceu nesta quinta-feira (20), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, e contou com a participação de autoridades, representantes da sociedade civil e demais convidados.
Representando o Codanorte, estiveram presentes o presidente do consórcio e prefeito de Joaquim Felício, Miguel Felipe, e o assessor técnico, Eduardo Rabelo. Durante o evento, Miguel Felipe destacou a importância da nomeação de Marcelo Aro e elogiou seu comprometimento com o desenvolvimento do estado.
“Há muito tempo acompanho o trabalho de Marcelo Aro e vejo nele uma vontade grande de contribuir para o avanço de Minas Gerais em diversas áreas, não só da saúde, mas também econômica, por exemplo. Seja em cargos legislativos ou executivos, sei que ele tem muito a acrescentar ao governo de Minas Gerais. Ele é um incansável defensor do nosso estado”, afirmou Miguel Felipe.
Trajetória de Marcelo Aro
Jornalista, advogado e mestre em Direito Constitucional, Marcelo Aro já exerceu mandato como deputado federal e, desde 2023, ocupava o cargo de secretário-chefe da Casa Civil do Estado de Minas Gerais. Em sua gestão, foi responsável pela implementação do Programa Mineiro de Acessibilidade, Inclusão e Saúde (Promais), que reúne ações voltadas para as pessoas com deficiência e com doenças raras. Além disso, atuou em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para garantir a ampliação do Teste do Pezinho no estado.
No setor econômico, sua atuação resultou em importantes conquistas, incluindo a captação de R$ 68,7 milhões em investimentos de diversos fundos aplicados em projetos estratégicos.

Prioridades na nova gestão
Durante seu discurso de posse, Marcelo Aro ressaltou que uma das prioridades da Secretaria de Governo (Segov) para 2025 será a adesão de Minas Gerais ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag), uma medida vista como fundamental para equacionar a dívida do estado com a União. O tema vem sendo amplamente debatido entre os poderes.
“Vou trabalhar incansavelmente para atender também cada um dos nossos parlamentares. Sei ‘onde o calo aperta’, sei o que significa a responsabilidade de representar um povo como o do Estado de Minas Gerais. Podem ter certeza de que o Governo vai ser parceiro de vocês”, afirmou o novo secretário por meio de nota enviada à imprensa.
Com a nova função, Marcelo Aro assume o desafio de fortalecer as articulações políticas e administrativas do governo estadual, buscando avançar em projetos essenciais para o desenvolvimento de Minas Gerais.