
Foto: Câmara Municipal de Montes Claros
Na reunião da Câmara Municipal de Montes Claros, realizada nesta terça-feira (25), foram aprovados 20 requerimentos abordando questões essenciais para a melhoria da cidade nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, segurança, esporte e meio ambiente. As propostas destacam a atuação dos vereadores em prol do desenvolvimento urbano e social do município.
Infraestrutura Urbana: prioridade para revitalização e mobilidade
A infraestrutura urbana foi um dos principais temas da reunião, com várias propostas que buscam melhorar a qualidade de vida dos moradores. O vereador Crisóstomo da Minas Brasil (UB) solicitou a revitalização de um córrego no Bairro Vila Sion, enquanto Ailton do Vilage (MDB) requereu a construção de uma pista de caminhada na Avenida 200, entre os bairros Jaraguá II e Village I. Além disso, Marcos Nem (PODE) pediu a instalação de uma lixeira comunitária na comunidade de Santa Rita de Mandacaru e Marlus do Independência (PSD) solicitou a implantação de um semáforo para pedestres na Avenida Independência, no cruzamento com a rua Belize.
A vereadora Maria Helena Lopes (MDB) também destacou a necessidade de reforma na ponte que liga o Rio Pacuí, na divisa de Montes Claros e São João da Lagoa. Já Odair Ferreira (UB) requereu a instalação de banheiros químicos em todas as feirinhas realizadas na cidade. Além disso, Igor Dias (PRD) solicitou informações à concessionária ECO 135 sobre a automação da cobrança nas praças de pedágio.
Outros requerimentos importantes incluíram o pedido de estudo de viabilidade técnica para a reconstrução de lombada e a instalação de sinalização na Rua Boa Esperança, por Raimundo do INSS (PDT), e a cobrança da celeridade nas obras do prédio do antigo Colégio Tiradentes, feito por Graça da Casa do Motor (UB).
Saúde: infraestrutura e atendimento aos foliões
Na área da saúde, as melhorias na infraestrutura das unidades de saúde foram destacadas. A vereadora Carol Figueiredo (PL) solicitou melhorias na infraestrutura da ESF Renascença, enquanto Ceci Protetora (PRD) sugeriu a instalação de tendas de hidratação e fornecimento de água potável durante o carnaval de rua, garantindo a segurança dos foliões.
Educação: garantias e regulamentação
A educação também foi pauta importante na reunião. A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) solicitou garantias para a carga horária dos servidores da educação municipal, enquanto ela e o vereador Rodrigo Cadeirante (UB) pediram a regulamentação da distribuição da carga horária dos professores que possuem jornada inferior a 40 horas semanais.
Segurança: monitoramento e proteção aos servidores
Na segurança, a instalação de câmeras de monitoramento foi proposta pelo vereador Wilton Dias (Avante) para a entrada da comunidade Vale dos Ipês. Cláudio Rodrigues (Cidadania) cobrou um estudo para a criação de um seguro de vida para servidores municipais que desempenham funções de risco.
Esporte: Investimento em Atletas e Infraestrutura
No setor esportivo, o vereador PC Landim (Avante) cobrou o envio do anteprojeto de lei que institui o Programa Bolsa Atleta Municipal ao Executivo e à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Eduardo Preto (PODE) solicitou a construção de uma quadra poliesportiva na Praça do Conjunto Residencial Vitória II, visando o incentivo à prática esportiva na cidade.
Meio Ambiente: incentivo ao IPTU Verde
Por fim, o vereador Soter Magno (PSD) apresentou um anteprojeto de lei que institui o Programa IPTU Verde, com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis no município por meio de benefícios fiscais.
Com a aprovação desses requerimentos, os vereadores reafirmam seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população de Montes Claros, buscando avanços em diversas áreas essenciais para o bem-estar da cidade e seus habitantes.