
O anteprojeto foi desenvolvido pelo vereador Pc Landim (Avante) - Foto: Divulgação / Ascom Pc Landim
Montes Claros pode estar prestes a dar um grande passo na valorização do esporte local. A Câmara de Vereadores aprovou, nesta terça-feira (25), um anteprojeto desenvolvido pelo vereador Pc Landim (Avante) que propõe a criação da Bolsa Atleta municipal.
De acordo com Landim, a cidade é um verdadeiro “celeiro” de talentos esportivos que enfrentam dificuldades financeiras para participar de competições e viver do esporte. “A bolsa atleta municipal é muito importante para a valorização do esporte em nossa cidade e também do atleta. Hoje, em Montes Claros, temos atletas não só de futebol, mas também de badminton, jiu-jitsu, corrida e paratletas. Precisamos potencializar isso”, afirmou o vereador.
O estudo destaca que muitos atletas deixam de representar Montes Claros em competições e campeonatos devido à falta de recursos para cobrir despesas com viagens e treinamentos. Segundo Landim, cidades menores, como Paracatu, já implementaram um programa semelhante, e chegou a vez de Montes Claros investir nesse incentivo. “Acredito que está na hora do município desenvolver esse programa”, reforçou.
O que é um Anteprojeto
Um anteprojeto desenvolvido por um vereador é uma proposta inicial de um projeto de lei que busca solucionar um problema ou atender a uma necessidade específica da comunidade. Trata-se de uma etapa preliminar que define os principais aspectos e diretrizes da futura lei, como objetivos, metas, prazos e recursos necessários. Caso avance, o anteprojeto poderá ser transformado em um projeto de lei formal e, posteriormente, aprovado para implementação.