A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) segue com o seu programa de investimentos em Montes Claros, no Norte de Minas, visando a ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água. O projeto, orçado em R$ 19 milhões, inclui a construção de um novo reservatório e a instalação de redes adutoras de água tratada, com o objetivo de garantir maior segurança hídrica e melhorar a distribuição de água à população local.
Com a crescente demanda pela água, consequência do aumento populacional da cidade, a obra irá beneficiar diretamente a população da zona sul, região que receberá o novo reservatório de aço vitrificado, com capacidade de 4 milhões de litros. O novo reservatório integrará os sistemas de abastecimento Pacuí e São Francisco, além de proporcionar maior segurança durante os períodos de estiagem severa, quando a produção de água nos sistemas Juramento e Verde Grande diminui.
A obra também prevê a instalação de 6 mil metros de adutora em tubos de ferro fundido, otimizando o transporte de água tratada e reduzindo perdas. A conclusão das intervenções está prevista para março de 2026 e promete não apenas melhorar o abastecimento, mas também movimentar a economia local, com a criação de aproximadamente mil empregos diretos e indiretos.
Em sua avaliação, Raul César Durães, gerente da unidade de expansão Norte e Leste da Copasa, destacou a importância do projeto. “A implantação do novo reservatório e das adutoras vai ampliar a capacidade do sistema de abastecimento, atendendo à crescente demanda da população de Montes Claros, garantindo a sustentabilidade do fornecimento de água e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos moradores”, afirmou.
Água tratada: garantia de saúde e bem-estar
A Copasa reforça a importância do rigoroso controle no tratamento da água, essencial para garantir a saúde da população. A água tratada é fundamental para a saúde pública e exige investimentos contínuos em todas as etapas, desde a captação até a distribuição, assegurando a qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A companhia também investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é captada.
Histórico e Operação em Montes Claros
A Copasa opera o abastecimento de água e o esgotamento sanitário em Montes Claros desde a década de 1970. O serviço de abastecimento conta com três Estações de Tratamento de Água (ETAs), atendendo a 139.338 ligações ativas, conectadas por 1.780.715 metros de redes de distribuição. Diariamente, a cidade recebe uma média de 76,5 milhões de litros de água tratada.
Já o sistema de esgotamento sanitário opera com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que atende a 140.064 ligações ativas e coleta esgotos por meio de 1.271.736 metros de redes.
Com os novos investimentos, Montes Claros avança para garantir a sustentabilidade no abastecimento de água e continuar a oferecer qualidade de vida a seus moradores.