
As intervenções visam garantir a pressão adequada, evitar vazamentos e intermitências - Foto: Copasa | Divulgação
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está investindo na modernização das redes de distribuição de água tratada em comunidades rurais de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas. As intervenções visam garantir a pressão adequada, evitar vazamentos e intermitências, assegurando o fornecimento do recurso com qualidade para aproximadamente 600 moradores da região.
Com um investimento de R$ 83 mil, as obras iniciadas neste mês incluem a substituição de 585 metros de redes de distribuição e a transferência de 15 ligações prediais no bairro Baixa da Colônia II, em Janaúba. No distrito de Paraguassu, em Nova Porteirinha, estão sendo substituídos cerca de 3.600 metros de tubulação, além da troca de 198 ligações residenciais.
As melhorias também englobam a modernização da infraestrutura de abastecimento, ampliando as condições de operação do sistema. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o início de maio deste ano.
Segundo o técnico de projetos e obras da Copasa, Paulo Jhonata Souza Silva, as intervenções trarão uma melhoria substancial na eficiência e segurança do sistema. “Essas localidades apresentavam altos índices de perdas devido ao desgaste natural e à obsolescência da infraestrutura. Com a modernização, espera-se uma significativa redução nas perdas hídricas e uma maior regularidade no fornecimento”, explicou.
Além dos benefícios diretos para a população, as obras também têm gerado renda e impulsionado a economia local, com a criação de empregos.
Para o gerente regional da Copasa, Herlen Cardoso, os investimentos visam aumentar a qualidade do sistema de abastecimento e aprimorar a eficiência operacional. “Nosso objetivo é manter a segurança e a qualidade contínua dos serviços prestados em Janaúba e Nova Porteirinha”, afirmou.
A Copasa reforça a importância do tratamento da água como garantia de saúde, exigindo altos investimentos em produção, reservatórios, distribuição e controle de qualidade. Para isso, a companhia realiza um rigoroso controle no processo de tratamento e investe em programas de preservação dos mananciais que abastecem as comunidades.