
No cumprimento das ordens judiciais, celulares e dispositivos eletrônicos foram apreendidos - Foto: Polícia Civil / Divulgação
Na manhã desta quarta-feira (26), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Nexus, visando desarticular um grupo suspeito de envolvimento em crimes de extorsão na cidade de Montes Claros, localizada no Norte do estado.
Durante a ação policial, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de valores em contas bancárias dos investigados, conforme determinação judicial. Os mandados foram executados nas residências de três suspeitos: uma mulher de 21 anos e dois homens, de 25 e 27 anos, localizados nos bairros Cidade Nova e Monte Carmelo. No cumprimento das ordens judiciais, celulares e dispositivos eletrônicos foram apreendidos e serão submetidos à análise pericial.
Crime e investigação
Conforme apurado pela PCMG, os suspeitos teriam exigido dinheiro de uma vítima sob a ameaça de divulgar imagens e vídeos íntimos dela. A extorsão teve início após um encontro sexual entre a vítima e um dos investigados, sendo praticada por meio de mensagens enviadas via aplicativos.
As investigações continuam para identificar outras possíveis vítimas que possam ter sido alvo do mesmo esquema criminoso.
Força-tarefa policial
A operação Nexus foi coordenada pela Delegacia de Investigações Especiais (Die) e contou com o apoio das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Delegacias Distritais, além das Delegacias de Homicídios, da Mulher (DEAM) e do Grupo de Apoio. A atuação conjunta visa garantir maior eficácia na apuração do caso e na busca por outros envolvidos na prática criminosa.