Gerais News

Agentes de turismo exploram o potencial gastronômico e turístico do Vale do Peruaçu

Iniciativa visa fortalecer o turismo e valorizar a cultura alimentar da região - Foto: Divulgação

Além de suas belezas naturais, a região do Parque Nacional Cavernas do Vale do Peruaçu, nos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, no Norte de Minas, se destaca também pela riqueza gastronômica. Para explorar esse potencial, consultores, agentes de turismo e receptivos de viagem estão participando de uma imersão nos arredores do Vale do Peruaçu, experimentando novos produtos turísticos desenvolvidos por empreendedores locais em parceria com o Sebrae Minas.

A iniciativa integra os programas Prepara Gastronomia e Check-in Minas, que buscam formatar experiências turísticas e gastronômicas autênticas, valorizando a cultura alimentar da região. Como resultado, será criado um catálogo de novos produtos turísticos para fortalecer o destino.

Foto: Divulgação

Os participantes estão vivenciando seis experiências gastronômicas típicas da região, incluindo visitas a uma casa de farinha, uma cozinha comunitária, uma pousada e uma cachaçaria, além de restaurantes. Segundo a analista do Sebrae Minas, Aline Magalhães, essas vivências têm um papel fundamental na valorização da gastronomia como motor do turismo regional. “Essa iniciativa proporciona novas oportunidades para produtores e comunidades do Vale do Peruaçu, destacando a identidade gastronômica local”, afirma.

Foto: Divulgação

Locais e experiências gastronômicas participantes

Foto: Divulgação

A valorização da gastronomia local

Kescia Madureira, proprietária da Pousada Recanto das Pedras, próxima ao Parque Nacional Cavernas do Vale do Peruaçu, destaca a importância da iniciativa. “O Cardápio de Experiências Turísticas do Vale do Peruaçu nos permite utilizar ingredientes que antes eram pouco valorizados e que agora geram renda. Vamos mostrar aos turistas nossa hospitalidade e riqueza gastronômica”, afirma.

Sobre o Parque Nacional Cavernas do Vale do Peruaçu

Considerado um dos patrimônios naturais mais importantes do Brasil e do mundo, o parque abriga vestígios de ocupação humana de até 12 mil anos atrás. Com uma área de 156 mil hectares, o local conta com mais de 180 cavernas e grutas, além de sítios arqueológicos com pinturas rupestres impressionantes. Um dos destaques é a Gruta do Janelão, cuja entrada principal atinge até 100 metros de altura e largura. Dentro dela, encontra-se a Perna da Bailarina, uma estalactite de 28 metros, considerada uma das maiores do mundo.

Prepara Gastronomia: fortalecendo negócios locais

Para impulsionar pequenos negócios do setor de alimentação, o Sebrae Minas desenvolve o programa Prepara Gastronomia, oferecendo capacitações, mentorias e ações práticas que ajudam empreendedores a melhorarem seus produtos e gestão. A iniciativa busca valorizar a cultura alimentar local, fomentar a inovação e contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios. Em 2024, cerca de três mil empreendedores de 117 municípios mineiros foram beneficiados pelo programa.

Com essas ações, o Sebrae Minas reforça seu compromisso com o turismo e a gastronomia, promovendo experiências autênticas que tornam o Vale do Peruaçu um destino ainda mais atrativo para visitantes de todo o Brasil.

Sair da versão mobile