
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, o evento reuniu representantes de diversas categorias profissionais - Foto: CIMAMS
O Departamento de Saúde do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS) marcou presença na 1ª Plenária Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada no último dia 26 de março, em São João do Pacuí, Minas Gerais.
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, o evento reuniu representantes de diversas categorias profissionais, autoridades e especialistas para debater e propor melhorias nas condições de trabalho e na saúde dos trabalhadores do município. Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a plenária buscou reforçar a importância do diálogo entre os diversos atores sociais na construção de políticas públicas que promovam um ambiente de trabalho mais seguro, justo e saudável.
Durante a primeira etapa do evento, foram realizados debates, palestras e grupos de discussão sobre questões relevantes para a saúde do trabalhador, como prevenção de acidentes, ergonomia e saúde mental. O encontro também permitiu a identificação de riscos ocupacionais e condições de trabalho, além de promover estratégias preventivas para reduzir afastamentos e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
As coordenadoras do Departamento de Saúde do CIMAMS, Lêda Gonçalves e Agda Priscila Pires, destacaram a importância da plenária para o fortalecimento das políticas de proteção e promoção da saúde do trabalhador. Elas ressaltaram que o evento incentiva a participação social em um debate plural e qualificado, contribuindo para a formulação de iniciativas eficazes na área.
Plenária como etapa preparatória para a 5ª CNSTT
A 1ª Plenária Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em São João do Pacuí faz parte das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que ocorrerá entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025, em Brasília-DF.
Na conferência, serão discutidos três eixos temáticos centrais: a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, as Novas Relações de Trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador e a Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores.
O evento municipal, portanto, representa um passo fundamental na construção de diretrizes e propostas que serão levadas à conferência nacional, reforçando a importância da saúde ocupacional como um direito humano inalienável.