12 de abril, 2025

A ação já atende 101 alunos, com idades entre 6 e 16 anos - Foto: Divulgação

Em uma importante iniciativa que une as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, o município de Mirabela vem se destacando na luta contra o trabalho infantil por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A ação já atende 101 alunos, com idades entre 6 e 16 anos, nas escolas municipais Antônio Figueiredo, Eva Ruas Guimarães, Deputado Antônio Pimenta e Roberto Vieira da Costa.

O programa visa retirar crianças e adolescentes das ruas e de atividades consideradas perigosas e prejudiciais à saúde, oferecendo a elas reforço escolar e atividades que estimulam o desenvolvimento integral. São três horas diárias de atendimento, divididas em 1h30 de alfabetização (Português e Matemática) e 1h30 de práticas esportivas, recreativas e culturais.

Para o secretário de Educação de Mirabela, Jonatas Gonçalves, a proposta vai além da sala de aula: “Nosso compromisso é com a educação e o bem-estar das nossas crianças. O reforço escolar é uma ferramenta essencial para garantir que elas não só fiquem longe do trabalho infantil, mas também tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver em um ambiente seguro e acolhedor. Estamos integrando esforços entre saúde, educação e assistência social para que possamos oferecer um suporte mais robusto a essas famílias.”

A coordenadora pedagógica do programa, Daniela Couto, também celebra os resultados alcançados: “É gratificante ver a evolução dos alunos que participam do reforço escolar. A sinalização positiva dos pais nos mostra que estamos no caminho certo. Ao atender as necessidades individuais de aprendizagem, conseguimos não apenas melhorar o desempenho escolar, mas também resgatar a autoestima e a confiança dessas crianças em seu potencial.”

Impacto na comunidade

Pela manhã, o programa atende 26 alunos e, à tarde, 20 crianças participam das atividades presenciais. A seleção dos participantes é feita com base nas necessidades de aprendizagem, priorizando aqueles que apresentam maiores dificuldades e que mais precisam do suporte.

Além do reforço acadêmico, as atividades esportivas e culturais promovem socialização, lazer e cidadania, elementos fundamentais para a formação de jovens conscientes e preparados para o futuro.

Foto: Divulgação

Segundo o prefeito de Mirabela, Fernando Rabelo, a educação é uma ponte para o futuro: “Ao retirar crianças e adolescentes do ciclo do trabalho infantil, o projeto está construindo um caminho mais seguro e promissor para as novas gerações. Com o apoio contínuo da comunidade, esse trabalho pode se expandir ainda mais, garantindo que todos tenham acesso a uma educação de qualidade e a um futuro livre de exploração.”

O Programa de Reforço Escolar do PETI em Mirabela é, portanto, um exemplo concreto de como políticas públicas integradas podem transformar realidades, proteger a infância e fortalecer o tecido social.

About The Author