
O Procon Regional do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS) está marcando presença no projeto Ministério Público Itinerante, uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), voltada para levar cidadania, justiça e conhecimento dos direitos básicos aos moradores da microrregião do Alto Rio Pardo. Nesta etapa, o projeto contemplou quatro municípios: Ninheira (01/04), Berizal (02/04), Indaiabira (03/04) e Curral de Dentro (04/04).
A ação tem como foco cidades que não contam com estruturas permanentes de Promotorias de Justiça, garantindo que a população local tenha acesso a orientações, atendimentos e serviços essenciais. O Procon Regional do CIMAMS, por meio das equipes de Montes Claros, São João do Paraíso e Salinas, tem sido um dos protagonistas nesse processo de aproximação com o cidadão.
No primeiro dia da ação, 1º de abril, as equipes do Procon Regional de Montes Claros e São João do Paraíso estiveram em Ninheira oferecendo atendimento aos consumidores. Já nesta sexta-feira, 4 de abril, será a vez de Curral de Dentro receber as equipes de Montes Claros e Salinas, com atendimento direto à população, distribuição de materiais informativos e orientações sobre os direitos do consumidor.
A coordenadora do Procon Regional, advogada Érika Morais, destacou a importância dessa parceria com o Ministério Público Itinerante: “Essa união é fundamental para oferecer orientações e soluções para questões de consumo e cidadania. Além do atendimento direto, promovemos palestras para conscientização da população, reforçando os direitos de cada cidadão e garantindo mais acessibilidade.”
Segundo Érika, o envolvimento do CIMAMS em ações como essa reafirma o compromisso da instituição com a promoção da cidadania e com a melhoria da qualidade de vida da população do Norte de Minas. “A parceria entre o CIMAMS e o MP tem proporcionado assistência e serviços essenciais a diversos municípios da área de abrangência do Consórcio, reforçando o compromisso com a cidadania e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população norte-mineira”, enfatizou.
Além do Procon, o MP Itinerante leva uma estrutura robusta às cidades, com unidades móveis, tendas e estandes. Entre os serviços oferecidos estão atendimentos em diversas áreas do Ministério Público (cidadania, meio ambiente, direitos humanos, criminal e cível), registro de manifestações, atuação da Ouvidoria das Mulheres e do MPMG, orientação jurídica, audiências de conciliação e mediação, orientações sobre benefícios previdenciários, emissão de segundas vias de certidões (nascimento, casamento e óbito), atendimento veterinário e ações voltadas à saúde, como vacinação e aferição de pressão.
A iniciativa reafirma o compromisso das instituições envolvidas com a inclusão, a justiça social e o fortalecimento do acesso aos direitos básicos para todos os cidadãos, independentemente da localização.