
A previsão é de que as obras sejam concluídas até novembro deste ano - Foto: Divulgação | Copasa
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) tem apostado na inovação tecnológica como aliada na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. Em Janaúba, no Norte de Minas, uma das principais inovações adotadas pela empresa é a utilização de uma compactadora de solo articulada nas obras de instalação do interceptor sanitário da rede coletora de esgoto.
Com investimento de R$ 3,8 milhões, o projeto contempla a implantação de 3.800 metros de interceptor, além de uma estação elevatória de esgoto bruto e uma linha de recalque para condução dos efluentes até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. A previsão é de que as obras sejam concluídas até novembro deste ano, beneficiando aproximadamente 8 mil moradores dos bairros Isaías Pereira, Joaquim Bispo, Pedro Alexandre, Cohab, Santa Cruz, Santo Antônio, Jardim Imperial, Planalto I e II e Saudade.
Segundo o técnico em projetos e obras da Copasa, Paulo Jhonata Souza Silva, a escolha adequada dos equipamentos tem impacto direto na qualidade técnica dos serviços, no cumprimento dos prazos e, principalmente, na segurança dos trabalhadores. “A compactadora de solo tem sido extremamente vantajosa para serviços profundos como os interceptores, que exigem precisão e segurança em terrenos potencialmente instáveis”, explica.
O equipamento se destaca pelo sistema de operação por controle remoto, que permite ao operador manter-se afastado das bordas das valas e áreas escavadas, reduzindo riscos de acidentes como deslizamentos, soterramentos e colapsos parciais. Essa tecnologia contribui significativamente para o cumprimento das normas de segurança do trabalho, promovendo um ambiente mais seguro e controlado.
Além disso, o uso da compactadora garante o adensamento adequado do solo sobre as tubulações, o que diminui o risco de recalques diferenciais e falhas estruturais futuras. Outro benefício apontado por Paulo Jhonata é a otimização do cronograma das obras, graças à maior produtividade e eficiência do equipamento, além da redução de impactos em edificações vizinhas e estruturas subterrâneas já existentes.
Para o gerente regional da Copasa, Herlen Cardoso, as intervenções são fundamentais para ampliar a capacidade do sistema de esgotamento sanitário de Janaúba. “Com a proposta de alcançar a universalização dos serviços de coleta e tratamento no município, a Companhia está elaborando projetos para implantar redes coletoras nos referidos bairros, elevando significativamente o percentual de cobertura do sistema”, afirmou.

As obras reforçam o compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável, a saúde pública e a qualidade de vida da população norte-mineira, ao mesmo tempo em que priorizam a segurança e a eficiência na execução dos serviços.