Ícone do site Gerais News

Adiado o retorno do Vapor Benjamim Guimarães às Águas do Rio São Francisco

Após cinco anos fora das águas do “Velho Chico”, o Vapor Benjamim Guimarães está na fase final de sua reforma e restauração - Foto: Ascom/EMUTUR

A tão aguardada reinauguração do centenário Vapor Benjamim Guimarães, que estava programada para o dia 28 de abril, foi adiada. A embarcação, que representa um importante patrimônio histórico e cultural de Pirapora, no Norte de Minas, ainda passará por testes finais no trecho do Rio São Francisco, antes de voltar a operar oficialmente.

Na manhã dessa quinta-feira, 24 de abril, a Indústria Naval Catarinense/INC, empresa responsável pela reforma, finalizou a instalação da nova caldeira a lenha, que possui uma impressionante capacidade de 28 toneladas. Com 60 CV de potência, a caldeira permitirá ao Vapor atingir uma velocidade de até 6,5 nós (aproximadamente 12 km/h), garantindo mais eficiência e segurança ao trajeto.

Após cinco anos fora das águas do “Velho Chico”, o Vapor Benjamim Guimarães está na fase final de sua reforma e restauração, que está sendo realizada com um investimento de R$ 5,8 milhões, custeado pelo Ministério de Minas e Energia, por meio da Eletrobrás. A obra visa devolver ao público o charme e a grandiosidade do vapor, que é considerado um dos principais atrativos turísticos da região.

A Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR), em conjunto com a Prefeitura, anunciou que o retorno oficial da embarcação será no dia 1° de junho, data que coincidirá com as comemorações pelos 113 anos do município de Pirapora.

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG) desde 1985, o Vapor Benjamim Guimarães é um verdadeiro símbolo cultural de Pirapora e do Norte de Minas. A embarcação, que tem capacidade para 140 passageiros, 43,85 metros de comprimento, 7,96 metros de largura e peso de 243 toneladas (quando descarregada), é a única embarcação a vapor que ainda utiliza o sistema original de lenha, caldeira e roda-pôpa. Seu retorno à ativa representa não apenas a preservação de um patrimônio histórico, mas também um marco para o turismo local, que ganha um atrativo imbatível para os visitantes da região.

Com a renovação das suas estruturas e a modernização de seus sistemas, o Vapor Benjamim Guimarães promete seguir como um dos maiores ícones da história de Pirapora, reafirmando seu papel como patrimônio vivo e parte fundamental da cultura local.

Sair da versão mobile