O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS), em parceria com a 11ª Regional da Defesa Civil (Redec), realizou nesta terça e quarta-feira, dias 22 e 23 de abril, um importante curso de capacitação voltado aos coordenadores municipais de Defesa Civil de 77 cidades do Norte de Minas. O evento ocorreu das 8h às 17h, no auditório do CIMAMS, em Montes Claros.
A iniciativa tem como objetivo orientar os gestores municipais sobre os procedimentos técnicos e administrativos necessários para o reconhecimento de situações de anormalidade, a elaboração de decretos, o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), além de repassar instruções sobre captação de recursos e documentação como o Relatório de Vistoria, Termo de Interdição e o Registro de Ações Técnicas (RAT).
O subtenente PM Cleonildo Menezes, agente regional da 11ª Redec, destacou a relevância da parceria com o CIMAMS. “É fundamental realizar esse treinamento específico para os coordenadores municipais do Norte de Minas, pois permite a atualização e troca de informações, além de preparar tecnicamente os municípios para agir de forma eficiente diante de eventos adversos”, afirmou.
O curso oferecido é pioneiro no estado de Minas Gerais, sendo o Norte de Minas a primeira região a recebê-lo. A expectativa é que o conteúdo seja levado às outras 19 regionais mineiras nos próximos meses.
O secretário municipal de Defesa Civil de Montes Claros, Anderson Chaves, também ressaltou a importância do evento. “O prefeito Guilherme Guimarães tem uma atenção diferenciada com a Defesa Civil. Criou uma secretaria específica para atuar na prevenção e no enfrentamento de desastres, tanto na seca quanto nas chuvas. Ter o CIMAMS como parceiro nesse processo fortalece ainda mais a atuação dos municípios”, pontuou.
Durante o encontro, os participantes estão recebendo orientações detalhadas sobre como formalizar corretamente decretos de situação de anormalidade, além de capacitação prática no uso do sistema S2ID, ferramenta essencial para a comunicação entre os municípios e os órgãos estaduais e federais.
A analista técnica da Superintendência de Análise Técnica da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), Geralda Cristina Veloso, destacou o papel educativo da capacitação. “Estamos orientando os municípios sobre os procedimentos corretos diante de uma situação de anormalidade, incluindo o preenchimento de toda a documentação exigida. Esse trabalho é fundamental para garantir agilidade e efetividade nas ações de resposta e prevenção”, explicou.
Com a iniciativa, os organizadores esperam fortalecer a rede de proteção e resposta aos desastres no Norte de Minas, capacitando os coordenadores locais a atuarem de forma rápida e eficiente, garantindo mais segurança para as populações em momentos de crise.