Manifestar a sustentabilidade e a consciência ambiental por meio da arte foi o desafio aceito por 30 alunos da Escola Estadual Professor José Miranda, em Salinas, no Norte de Minas. Entre os dias 22 e 24 de abril, eles participaram do projeto Mural das Águas, promovido pela Copasa por meio do programa Arte Chuá nas Escolas.
A atividade consistiu na pintura coletiva do muro da escola, envolvendo estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Com muita criatividade e imaginação, os jovens desenvolveram murais abordando temas como o tratamento da água, o esgotamento sanitário e a preservação ambiental.
A iniciativa é uma recompensa pedagógica concedida pela Copasa às instituições de ensino que se destacam no programa Chuá Socioambiental. Em 2024, a escola foi certificada com o Selo Chuá Escola Amiga do Meio Ambiente, reconhecimento pelo compromisso em conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância dos recursos naturais.
Sob a orientação de integrantes da equipe de Desenvolvimento Ambiental da cidade e de artistas plásticos contratados pela companhia, os estudantes foram convidados a refletir sobre a relação entre o rio Salinas — principal fonte de abastecimento local — e a história e cultura da região. Inspirados por essas reflexões, criaram as obras que agora enfeitam o muro da escola.
Adriana Tolentino, responsável pelas atividades, destacou que o Mural das Águas é o reflexo do trabalho contínuo desenvolvido pelo Chuá Socioambiental. “Durante três dias, os estudantes usaram a imaginação e a criatividade para desenvolver a pintura do muro com base em tudo que vivenciaram e aprenderam com os diálogos interativos e as gincanas do Chuá”, explicou.
Para o diretor da escola, Young Guimarães Rodrigues, a participação no programa foi transformadora. “O projeto Chuá Socioambiental é verdadeiramente rico em conteúdo, envolvimento e propósito. Ele proporcionou vivências únicas, despertou reflexões importantes e deixou um legado que, certamente, ecoará por muito tempo em nossa escola”, celebrou.
Quem também se orgulha de ter participado é o estudante Ryan Pitter, do 9º ano. “Foi gratificante participar do Mural das Águas, pois, durante as atividades, eu e meus colegas nos esforçamos bastante para aprender mais e reproduzir no muro da escola as pinturas que retratam a importância do rio Salinas para o desenvolvimento da nossa cidade e região”, afirmou.

Sobre o programa
O Chuá Socioambiental é uma iniciativa da Copasa, criada em 2017, para fortalecer a consciência ambiental de crianças e adolescentes por meio de práticas educativas que valorizam o cuidado com o meio ambiente, a cidadania e o uso responsável da água.
O programa faz parte da agenda ESG da companhia e está alinhado à Agenda 2030 da ONU, contribuindo especialmente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 – Água Potável e Saneamento. Além disso, reforça o compromisso da Copasa com os princípios do Pacto Global, atuando como agente de transformação social e ambiental por meio da educação.