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Deputado Arlen Santiago cobra DNIT por falta de respostas sobre ponte interditada na BR-365

Interdição parcial já dura mais de três meses e aumenta em 200 quilômetros o trajeto entre Montes Claros e Pirapora - Foto: Divulgação

O Deputado Estadual Arlen Santiago cobrou, por meio de ofício, explicações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a respeito da interdição parcial da ponte sobre o Rio das Velhas, localizada no km 141,6 da BR-365, no distrito de Barra do Guaicuí, em Várzea da Palma. Segundo o parlamentar, a ausência de informações oficiais sobre o andamento das obras de reforço estrutural da ponte tem gerado transtornos significativos à população.

A interdição foi anunciada em 8 de janeiro de 2025 pelo DNIT, que proibiu a passagem de veículos com peso superior a 25 toneladas — como caminhões, carretas e ônibus — após constatar problemas estruturais na ponte. Na ocasião, o órgão federal informou que a restrição permaneceria em vigor até a conclusão das intervenções. No entanto, mais de três meses se passaram sem atualizações sobre o progresso da obra ou uma previsão para sua finalização.

A situação preocupa moradores, estudantes, produtores e transportadores da região. Apesar de estar situada em Várzea da Palma, a ponte é ponto estratégico de ligação entre os municípios de Montes Claros e Pirapora. Com a interdição, os motoristas precisam utilizar um desvio que passa por Várzea da Palma, Lassance e Corinto, acessando a MGC-135 para chegar ao destino final. O trajeto alternativo representa um aumento de aproximadamente 200 quilômetros.

Para Arlen Santiago, o impacto da medida é severo para quem depende da rodovia diariamente. “A interdição parcial da ponte prejudica quem depende dela para se locomover em busca de tratamentos de saúde, produtores, transportadores e caminhoneiros que transitam pela região. Mais de três meses interditada, a população precisa de uma resposta”, afirmou o deputado.

Com 180 metros de comprimento e 100 metros de vão livre, a ponte foi implantada em 1960 e é considerada uma estrutura essencial para o escoamento de produção agrícola e o transporte intermunicipal no Norte de Minas. Até o momento, o DNIT não emitiu novo comunicado sobre a situação da obra.

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