
A proposta foi promover práticas inovadoras e eficientes na administração de recursos públicos - Foto: CIMAMS
Com o objetivo de fortalecer a gestão pública municipal e garantir a continuidade e eficácia dos serviços oferecidos à população, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS) realizou, nesta terça-feira (29), o curso “Captação de recursos na prática: Descomplicando Convênios”. A capacitação foi realizada das 8h às 17h, no auditório da entidade, localizado na Avenida Magalhães Pinto, 4000 A.
A iniciativa contou com a parceria do Método Brasil e é voltada para gestores públicos dos Poderes Executivo e Legislativo, incluindo prefeitos, secretários municipais, vereadores, gerentes de convênios e técnicos da administração pública municipal.
O curso teve como foco oferecer ferramentas práticas e metodológicas para o planejamento e elaboração de propostas de convênios, além de seu gerenciamento junto aos demais entes da federação. A proposta foi promover práticas inovadoras e eficientes na administração de recursos públicos, contribuindo para o fortalecimento institucional das prefeituras.
Entre os temas abordados no conteúdo programático estão:
-
Orçamento público e estratégias de captação de recursos;
-
Fundamentos legais do orçamento público;
-
Estruturação da programação orçamentária (PPA, LOA, LDO);
-
Classificação e competência dos entes da Federação e qualificação das despesas públicas;
-
Estratégias de captação de recursos e emendas parlamentares;
-
Emendas de Comissão, Bancada Estadual e Emendas Individuais.
O curso foi uma oportunidade valiosa para que as administrações municipais ampliarem sua capacidade de captação de recursos e aprimorarem a aplicação do orçamento público, em benefício direto das comunidades que atendem.