
O evento teve como objetivo orientar os municípios sobre a realização das conferências locais - Foto: CIMAMS
Mais de 200 gestores de Assistência Social de 70 municípios do Norte de Minas se reuniram na última quinta-feira (24), no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS), em Montes Claros, para o Encontro Preparatório para as Conferências Municipais de Assistência Social. O evento foi promovido em parceria com a Diretoria Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) e teve como objetivo orientar os municípios sobre a realização das conferências locais.
As Conferências Municipais de Assistência Social começaram no dia 31 de março e ocorrerão até 11 de julho de 2025 em todo o estado. Elas são etapas fundamentais para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada em dezembro de 2025, com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. De acordo com a Resolução CNAS nº 174/2024, essas conferências são momentos de avaliação da política socioassistencial e de mobilização social, envolvendo a população e os profissionais do setor.
Durante o encontro, o presidente do CIMAMS e prefeito de Curral de Dentro, Adaildo Rocha, conhecido como Tampinha, destacou a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) como pauta prioritária na administração pública. “A Política de Assistência Social tem a proposta de promover qualidade de vida. Quando assumimos o município, tive o cuidado de montar uma equipe técnica e humanizada, capaz de resolver problemas e sensibilizar com as demandas da população. Este encontro é uma oportunidade de nos prepararmos para dar vez e voz a quem realmente usa os serviços que oferecemos”, afirmou.
A diretora regional da Sedese em Montes Claros, Aniele Soares de Oliveira, reforçou a importância da parceria com o CIMAMS e salientou o papel das conferências municipais no fortalecimento da gestão democrática. “As conferências permitem a participação cidadã, fomentam a transparência e contribuem para políticas públicas mais eficazes, baseadas na escuta ativa da população e na cooperação entre diferentes setores”, disse.
Também presente no evento, a diretora do Departamento de Convênios e Políticas Sociais do CIMAMS, a advogada Karla Magalhães, ressaltou que o consórcio é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento regional. “Investimos na formação e qualificação dos gestores municipais como forma de fortalecer a oferta de serviços essenciais, garantir o cumprimento da legislação e oferecer apoio técnico aos nossos consorciados”, concluiu.
O encontro reforça o compromisso das instituições em promover uma Assistência Social mais eficaz, humana e participativa, fortalecendo o papel dos municípios no cuidado com a população mais vulnerável.