
A empresária Maria Aparecida Saliba - BDMG / Divulgação
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) anunciou, neste mês de maio, a redução das taxas de financiamento voltadas para micro e pequenas empresas no estado. Com a nova medida, os empreendedores poderão contratar crédito com juros a partir de 0,41% ao mês acrescidos da Selic, além de um prazo estendido de até 48 meses para pagamento, incluindo 12 meses de carência.
Segundo o banco, a iniciativa visa fortalecer os pequenos negócios mineiros, oferecendo suporte para planejamento, contratação de funcionários, ampliação de estoque, modernização ou mesmo quitação de dívidas. A nova taxa é considerada a mais baixa do mercado atualmente para esse público.
“Essa redução de taxa é uma decisão estratégica de mercado e de alinhamento com a política do Governo do Estado de incentivar ações que possam gerar empregos e contribuir para maior competitividade das empresas mineiras. Os pequenos negócios têm papel relevante na economia de Minas Gerais”, destacou o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.
A medida já apresenta reflexos positivos: o volume de financiamentos para micro e pequenas empresas cresceu cerca de 40% nos quatro primeiros meses de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Todos os 853 municípios mineiros têm acesso às novas condições, e os empresários podem fazer a solicitação de forma 100% digital pelo site da instituição.
Exemplo de transformação
Um dos exemplos do impacto positivo da linha de crédito é o da empresa Dona Empada, localizada no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Com quase duas décadas de história, o negócio comandado por Maria Aparecida Saldanha Saliba enfrentou dificuldades com a pandemia e a perda do marido, seu antigo sócio.
Com o apoio do financiamento do BDMG, Maria Aparecida conseguiu ampliar o estoque, comprar novas máquinas e diversificar a oferta de produtos. “Com o capital de giro, pude ampliar o mix de sucos e salgados. As novas máquinas vão aumentar a produção e permitir que vendamos produtos congelados, mantendo a mesma qualidade da loja”, afirma.
A empresária prevê um aumento de 35% no faturamento, apostando em inovação e fidelização dos clientes. “Empreender nunca foi fácil, mas o crédito chegou na hora certa para dar novo fôlego ao nosso trabalho”, conclui.