
A iniciativa permitirá a ampliação dos serviços de urgência e emergência em oito municípios da região - Foto: Divulgação
A iniciativa permitirá a ampliação dos serviços de urgência e emergência em oito municípios da região - Foto: Divulgação
O presidente do Conselho Diretor da Fundação Hospitalar de Montes Claros/Hospital Aroldo Tourinho, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, participou, na manhã do último sábado (17/05), da solenidade de entrega de novas ambulâncias ao SAMU Macro Norte. A iniciativa permitirá a ampliação dos serviços de urgência e emergência em oito municípios da região, além de reforçar a frota de Montes Claros.
As cidades beneficiadas com a implantação do serviço são Botumirim, Buritizeiro, Fruta de Leite, Joaquim Felício, Icaraí de Minas, Santa Fé de Minas, São João das Missões e Urucuia. A ação é resultado do esforço conjunto do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUN), que busca expandir a cobertura e eficiência do atendimento pré-hospitalar em toda a região.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades políticas e gestoras da saúde, entre elas o senador Carlos Viana (PODEMOS-MG), o deputado federal Paulo Guedes (PT-MG), o presidente do CISRUN/SAMU e prefeito de Icaraí de Minas, Gonçalo Magalhães (PT-MG), o prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva (PSB-MG), e a diretora executiva do CISRUN, Zildete Ferreira de Souza.
Durante a solenidade, o professor Paulo César destacou a importância da ampliação do serviço e a histórica parceria entre o Hospital Aroldo Tourinho e o SAMU. Segundo ele, a expansão representa um avanço fundamental para a segurança e qualidade do atendimento em saúde no Norte de Minas.
“Essa parceria tem garantido um sistema de atendimento de urgência e emergência que propicia segurança para a população e que tem como principal meta a preservação da vida, o atendimento de qualidade e humanizado, garantindo uma rede de saúde qualificada e preparada para atender a comunidade”, afirmou o presidente da fundação.
Paulo César também elogiou a iniciativa do CISRUN pela ampliação do serviço, que levará assistência especializada a novos municípios, fortalecendo ainda mais a rede de saúde regional. Ele ressaltou ainda a relação profissional de respeito e cordialidade entre o Hospital Aroldo Tourinho e os diversos profissionais do SAMU, fundamental para o bom funcionamento do sistema de urgência e emergência em Montes Claros e região.
Com as novas ambulâncias, o SAMU Macro Norte reforça seu compromisso com a excelência no atendimento, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde e consolidando-se como referência em urgência e emergência no estado de Minas Gerais.