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Inscrições do Enem 2025 são prorrogadas até 13 de junho

O Ministério da Educação (MEC) estendeu o prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Agora, os candidatos têm até o dia 13 de junho para se inscrever. Inicialmente, o prazo encerraria às 23h59 desta sexta-feira (6).

De acordo com a pasta, a prorrogação visa garantir que mais pessoas tenham a chance de participar do exame. O MEC também informou que realizará uma ampla mobilização nos estados para incentivar os estudantes a se inscreverem.

Até o momento, mais de 5 milhões de pessoas já se inscreveram. Em comparação, em 2024, o total de inscritos foi de 4.325.960.

As provas do Enem 2025 acontecerão nos dias 9 e 16 de novembro. No entanto, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará, as avaliações serão realizadas posteriormente, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Candidatos que não conseguiram a isenção da taxa devem efetuar o pagamento de R$ 85 até o dia 11 de junho. O valor pode ser quitado via boleto bancário, PIX ou cartão de crédito.

Passo a passo para se inscrever no Enem 2025:

  1. Acesse o site oficial: enem.inep.gov.br/participante e clique em “Inscrição”.
  2. Resolva o desafio de segurança selecionando a imagem correta.
  3. Digite seu CPF, data de nascimento e clique em “Iniciar a inscrição”.
  4. Verifique seus dados e avance.
  5. Informe o nome do pai (ou marque a opção para não declarar).
  6. Complete as informações de sexo, raça/cor, estado civil e nacionalidade.
  7. Selecione o estado e município onde nasceu.
  8. Insira o CEP e confirme o endereço.
  9. Indique se precisa de atendimento especializado e qual recurso é necessário.
  10. Travestis, transexuais ou transgêneros podem optar pelo uso do nome social, se este estiver registrado na Receita Federal.
  11. Escolha o idioma da prova de língua estrangeira: inglês ou espanhol.
  12. Informe sua situação em relação ao ensino médio.
  13. Responda ao questionário socioeconômico.
  14. Adicione telefone e e-mail para contato.
  15. Selecione a cidade onde deseja fazer a prova.
  16. Envie uma foto recente, conforme solicitado.
  17. Revise todas as informações e confirme os dados.
  18. Finalize clicando em “Enviar Inscrição”.
  19. Salve o comprovante com o número de inscrição.
  20. Acesse a Página do Participante com seu CPF e senha do gov.br.
  21. Vá até a aba “Pagamento/Isenção” e gere o boleto.
  22. Efetue o pagamento da taxa de inscrição via boleto, PIX ou cartão de crédito, utilizando o app do banco, agências ou lotéricas.
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