21 de novembro, 2024

O Sul do Brasil pode passar pelo frio mais intenso do século por conta de uma massa de ar polar prevista para chegar à região nessa semana. As temperaturas podem chegar a -10 ºC e a sensação térmica a -25ºC, com vento frio e a possibilidade de neve.
Em minas, segundo o Inmet (Instituto Nacional De Meteorologia), a previsão é de que a intensa massa de ar polar chegue na madrugada do dia 29 de julho, mas ela pode chegar enfraquecida se condições também apontarem para a ocorrência de chuva.
Os principais avisos são sobre as fortes geadas são para as regiões serranas em minas como sul, sudoeste e a Serra da Mantiqueira. Os termômetros podem marcar menos de 7°c, durante a madrugada.

Entre os dias 28 e 29/07, a massa de ar frio predominará pelo restante das Regiões Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e sul de Minas Gerais), Centro-Oeste (Mato Grosso e sul de Goiás) e sudoeste da Amazônia Legal, ocasionando mais um episódio de Friagem.

No período de 29/07 a 01/08, o ar frio predominará sobre o Centro-Sul do país e deverá avançar até o sul da Bahia e também em parte do interior da Região Nordeste provocando declínios de temperaturas entre 6ºC e 4°C, especialmente nas áreas de a maior altitude.

Em Montes Claros, a previsão pra esta segunda-feira (26) é de mínima de 10ºC e máxima de 27ºc. Nos próximos dias, a temperatura deve variar entre 12ºC e máxima de 32ºC.

Foto cedida: Márcia Vieira

Embora o Norte de Minas seja uma região quente, ele ainda será atingido pela frente fria, mesmo que de maneira menos intensa. Por isso, o Portal Gerais entrou em contato com a Prefeitura de Montes Claros para saber se algo seria feito em relação as pessoas em situação de rua, visto que as baixas temperaturas podem causar hipotermia e levar até a morte dessas pessoas que muitas vezes não tem para onde ir.

O município informou que as atividades e ações para pessoas em situação de rua acontecem permanentemente através do Serviço de Abordagem Social que dispõe de uma rede solidária. Montes Claros possui a Casa de Passagem construída na Vila Oliveira, que oferece o serviço de acolhimento para pessoas em situação de rua, além do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), no bairro Canelas, que acolhe durante o dia. No local são oferecidas quatro refeições diárias, atendimento psicológico, análise da situação socioassistencial, entre outros serviços.

Outro serviço oferecido é Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM) que disponibiliza passagens de ônibus às pessoas que querem retornar à sua cidade de origem.

About The Author