No total, as intervenções beneficiam quase 6 mil moradores de comunidades rurais
Com investimentos de R$ 2,3 milhões, para atender cerca de 6 mil pessoas, a Copasa está em fase de conclusão das obras de implantação de sistemas de abastecimento de água em distritos de Montes Claros. O objetivo é atingir a universalização do acesso a água potável nas áreas urbana e rural da cidade.
No distrito de Santa Rosa de Lima, visando beneficiar mais de 1.000 pessoas, as obras concluídas em maio deste ano contemplaram a implantação de um reservatório apoiado de 50 m³, além da construção de casa de química e a montagem de dois poços artesianos. Os serviços incluíram também a instalação de uma estação elevatória, 3.200 metros de redes de distribuição de água e a padronização de 330 ligações prediais.
Cerca de 800 pessoas do distrito de Vila Nova de Minas já foram agraciadas com as obras finalizadas no último mês, que incluíram a montagem de um poço artesiano, a construção de uma casa de química, 10.600 metros de redes de distribuição e a instalação de 200 ligações prediais.
Já em Ermidinha, as obras concluídas no mês de março incluíram a montagem de dois poços artesianos, uma casa de química, um reservatório com capacidade de 10 m³, a implantação de 5.300 metros de redes de distribuição e a padronização de 285 ligações, visando contemplar quase 900 pessoas.
No distrito de Lagoinha, quase 1.000 moradores serão favorecidos com a construção de um reservatório de 75 m³, a montagem de quatro poços artesianos e uma casa de química, a instalação de 10.600 metros de redes de distribuição e a padronização de 237 ligações prediais. A previsão é que o sistema de abastecimento inicie a operação no próximo mês de julho.
Nas comunidades rurais de Aparecida do Mundo Novo, São João da Vereda, São Pedro da Garça, Miralta e Canto do Engenho, as obras já foram concluídas e os sistemas de abastecimento já se encontram em operação.
Para o gerente regional de Montes Claros, Rômulo de Souza Lima, as obras de implantação dos sistemas de abastecimento de água nos distritos visam melhorar, de forma contínua, a prestação de serviços à população. “O papel da Copasa é gerar valor para as pessoas, com aumento da oferta de água tratada em prol do desenvolvimento, da saúde e qualidade de vida”, afirma.