24 de novembro, 2024

Teve ou está com covid-19? Tá com coceira nos olhos, irritação ou sinais de conjuntivite? Pois é, saiba que esses sinais podem apresentar algo muito mais sério do que apenas uma irritação corriqueira.

Conjuntivite hemorrágica relacionada ao COVID-19. Reprodução/Immunology and Inflammation Journal

Isso porque, um estudo publicado na revista científica Ocular Immunology and Inflammation Journal, financiado pelo Governo Federal, descobriu durante pesquisa, que, alguns pacientes infectados com o vírus apresentaram comprometimento vascular da retina. A pesquisa observou 104 pacientes com covid-19 internados em unidades de terapia intensiva (UTIs), com ou sem ventilação mecânica e em enfermarias. Desses, 12,9% apresentaram comprometimento vascular da retina e cerca de 3% deles sofreram danos permanente na visão. Entre os danos observados, estão microtrombos, hemorragias e, em alguns casos, lesões em ambos os olhos. Na fase aguda da covid-19, alguns pacientes manifestam conjuntivite, que pode durar alguns dias.

Pra falar sobre o assunto, o Portal Gerais News conversou com a Oftalmologista Ariadna Muniz que atende no Centro de Terapia Oftalmológica (CTO). A médica explica que a retina é como uma janela para o que acontece no corpo da pessoa com Covid-19. Entre as alterações oculares mais frequentes estão o olho seco e a dor nos olhos, além de coceira, vermelhidão, sensação de areia nos olhos e visão embaçada.

“Uma das portas de entrada para o vírus são os olhos, por isso é necessário usar sempre a máscara e os óculos. Esses são os cuidados mais importantes, além de manter as mãos sempre limpas e higienizadas com álcool. A pessoa leva o vírus para o organismo tocando em lugares contaminados e levando a mão na boca, olhos e nariz”, explica.

A doutora ainda reforça a necessidade de usar os óculos, principalmente em lugares fechados. Pode ser tanto os óculos de proteção ou óculos de correção, pois eles fazem essa barreira. “A conjuntivite é um dos problemas mais comuns, agora durante a pandemia. Um estudo realizado pela Academia Americana de Oftalmologia, no SARS-CoV-2 provou que de 1% a 3% dos pacientes a porta de entrada é pela conjuntivite. Em pessoas infectadas pelo coronavírus, as lágrimas podem contaminar outras pessoa”, destaca a Oftalmologista.

Segundo a Ariadna, existem estudos que constataram a piora da diabetes por causa das oscilações da glicemia que leva um aumento na vascularização que consequentemente acaba alterando a retina.

“Eu atendo diariamente vários pacientes com lesões na retina. Um exemplo é uma paciente que teve covid há mais ou menos 60 dias e já estava com catarata. Nós temos acompanhado em alerta, principalmente os diabéticos, já que a covid causa alteração na glicemia”.

Dra Ariadana alerta para que as pessoas foquem na prevenção, com EPIs, óculos e higienização das mãos, e ao menor sinal nos olhos, procure um oftalmologista. Nem todas as pessoas que apresentarem esses sintomas podem estar, de fato, contaminadas e ou se infectarão, a orientação é sempre buscar um profissional que fará o tratamento de acordo com o caso especifico.

 

 

 

 

 

 

About The Author