23 de novembro, 2024

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar em 1,00 p.p., nesta quarta (09), a taxa básica de juros, a Selic, que chegou a 12,75% ao ano. Após a decisão, os especialistas da XP se reuniram para analisar o impacto dos juros para a economia e para seus investimentos.

O economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, conversou com a Head de Research de Renda Fixa, Camilla Dolle, a estrategista de ações Jennie Li e com a analista de Fundos Imobiliários e Fundos Listados Maria Fernanda Violatti, após a divulgação do comunicado do Copom.

Qual o cenário atual, as projeções para os indicadores e quais as perspectivas para renda fixa, ações e fundos? Veja a análise dos experts da XP e invista melhor!

Visão dos Experts da XP para a nova Selic

Na visão de Caio Megale, a previsão de parar a alta de juros agora foi ajustada, pelo que se percebe pelo comunicado do Copom. O cenário, de acordo com o economista-chefe da XP Investimentos, continua propício para que a taxa chegue a 13,75%. Mesmo assim, ele entende que a inflação não cairá rapidamente, até por se tratar de um processo global. O movimento de Bancos Centrais segue na direção de aumento de juros, como também fez o Fed nesta quarta-feira. Veja a análise completa do time de Economia:

Para Camilla Dolle, Head de Renda Fixa do Research da XP Investimentos, “existe um espaço para expectativa de elevação no juro curto”. A impressão dominante do mercado, de acordo com ela, era que haveria uma parada após a elevação dessa reunião, contudo, não é o que o comunicado sugere.

“Acreditamos que, com isso, amanhã possa ocorrer elevação das expectativas do mercado para os juros de curto prazo. Neste caso, os títulos prefixados e indexados ao IPCA de prazos mais curtos apresentariam desvalorização, criando eventuais oportunidades para investidores que buscam esses indexadores e prazos para composição de carteira”, destacou em relatório. Confira as perspectivas para a renda fixa com a nova Selic:
Ainda vale investir em FIIs?
Na visão de Maria Fernanda Violatti, analista de Fundos Imobiliários do Research da XP, ativos reais seguem sendo boa alternativa para se defender da inflação. Embora destaque que fundos de tijolos têm correlação inversa com a Selic, ela explicou que os fundos de papel são diretamente impactados, de forma positiva, pela taxa básica de juros e maior pressão inflacionária.

“Ao nosso ver, por mais que o cenário esteja relativamente desafiador, ainda temos a composição do IFIX trazendo um retorno em patamares saudáveis”, ressalta. Veja o relatório completo sobre FIIs:

Oportunidades na Bolsa
Para Jennie Li, estrategista de ações do Research da XP Investimentos, a reação do mercado foi antecipada e a decisão de hoje do Copom, assim como do Fed, já foram precificadas. “Um dos principais riscos daqui para frente é o quanto os juros vão subir, se subirão mais que o esperado”, diz ela. Jennie destaca, contudo, o momento vivido pela Bolsa brasileira, que se apresenta como barata em comparação às outras bolsas do mundo.

“A gente está com desconto bastante razoável”, explica a estrategista. Um dos motivos também seria o momento no ciclo de juros do BC, que está no fim de sua alta, ao contrário de outros bancos centrais, que iniciaram agora a alta. Entre boas oportunidades, ela destaca ações que pagam bons dividendos, especialmente considerando que poderão ser reinvestidos.

Perspectivas para inflação
Em relatório divulgado antes da decisão do Copom, destacamos que a inflação corrente segue em um nível bastante alto. Em março, o IPCA ficou muito acima do esperado, tanto pelos itens voláteis quanto pelos não voláteis. O IPCA-15 de abril foi melhor do que o esperado, mas não significa muito, pois as expectativas já eram elevadas.

Nesse cenário, as expectativas de inflação para 2022 e 2023 aumentaram desde a decisão anterior do Copom.

Além disso, o ambiente global para a inflação também se deteriorou. A guerra na Ucrânia continua sem um sinal concreto de encerramento. Novos bloqueios na China criam o risco de mais interrupções nas cadeias de suprimentos globais.

Comece a investir:

Quer começar a investir e não sabe como, acesse o site da InvestSmart XP de Montes Claros e agende um horário com um assessor: https://investsmartxp.com.br/montes-claros/

A equipe de profissionais é diversificada e conta com advogados, administradores, economistas, que atuam executando sugestões de estratégias que possam trazer longevidade e perpetuidade do patrimônio dos cliente. Qualquer dúvida, entrae em contato no (38) 99830-1131.

About The Author