21 de novembro, 2024

O projeto da Barragem de Congonhas, localizado nos Municípios de Itacambira e Grão Mogol foi ponto de pauta positiva, em Montes Claros. De um lado, a classe produtora, da outra ponta, representantes do Governo de Minas.

No encontro com Fernando Passalio de Avelar, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, o Subsecretário Douglas Cabido, a Subsecretária Kathleen Garcia, o Diretor-Geral do Idene Nilson Borges e o Diretor de Atração de Investimentos – Ronaldo Barquette, o Presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Moacyr Basso solicitou atenção especial para a concretização da Barragem de Congonhas.

“Apresentamos necessidades e vantagens desta tão grandiosa obra. Um sonho coletivo, que vai dar um novo norte para os pecuaristas e produtores rurais que necessitam de maior oferta hídrica para executar os negócios na região. Temos certeza de que esse é um marco para todos nós que lidamos com a seca do Norte de Minas, pois o volume de acumulação chega a 574 milhões de metros cúbicos de água, o que resultaria numa melhor oferta hídrica, principalmente para Montes Claros”, descreveu José Moacyr.

Participaram também da agenda, os presidentes da CDL, Ernandes Batata; da ACI, Leonardo Vasconcelos; Alexandre Pires Ramos, da Adenor; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Avelino; Guila Ramos, do Idene; e o presidente do Lions Clube de Montes Claros, Jefferson Trindade.

“O projeto é uma das três barragens estruturantes da revitalização do São Francisco e está estimado em R$ 360 milhões. O processo está no Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) com todos os estudos necessários. Agora, pedimos ao Governo de Minas, a liberação de recursos para a concretização desta obra, que se apresenta como solução para toda a região”, encerrou o Presidente.

About The Author