Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até as 23h59 desta segunda-feira (22) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85. A quitação é necessária para confirmar a participação no exame para quem não obteve isenção.
O pagamento deve ser realizado por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), disponível na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A taxa pode ser paga em bancos, casas lotéricas e aplicativos bancários, utilizando Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. O Inep alerta que não são aceitos pagamentos por depósito em caixa eletrônico, transferência bancária, depósito em conta corrente, via postal ou ordem de pagamento.
Segundo o edital, o valor não será devolvido em casos de pagamento em duplicidade ou em quantia diferente da estabelecida. A restituição só ocorrerá se houver cancelamento da edição do exame.
Estão isentos da taxa estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, participantes do programa Pé-de-Meia, inscritos no CadÚnico e candidatos que atendam aos critérios socioeconômicos definidos pelo Ministério da Educação.
As provas do Enem 2026 estão marcadas para os dias 8 e 15 de novembro. O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, sendo utilizado em programas como o Sistema de Seleção Unificada, o Programa Universidade para Todos e o Fundo de Financiamento Estudantil.
(Com informações da Agência Brasil)