Foto divulgação
O mês de novembro é um período dedicado à celebração da luta e da resistência do povo negro, bem como à conscientização sobre a desigualdade e a necessidade de mudanças em nossa estrutura social, visando a construção de um mundo mais justo e igualitário.
Nesse contexto, a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está preparando uma série de atividades voltadas para a conscientização e o combate ao racismo, em colaboração com o Conselho Municipal de Igualdade Racial.
O Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou contra a escravidão e em defesa dos direitos dos negros, foi instituído como feriado municipal pela Prefeitura de Montes Claros por meio da lei 3.897/2007.
A programação inclui uma variedade de eventos, como danças de roda e cantigas para cultuar os orixás, rodas de capoeira e samba, palestras, oficinas, lançamento de livro e a 8ª Marcha Contra o Racismo.
José Gomes Filho, coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, enfatiza a importância de lutar ativamente contra o racismo: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista; é preciso ser antirracista, como afirmou a ativista americana Angela Davis. Portanto, convocamos a população de Montes Claros a se manifestar contra o racismo e a intolerância religiosa, participando da extensa programação de novembro.”
Aurindo Ribeiro, secretário municipal de Desenvolvimento Social, enfatizou o compromisso contínuo da cidade em combater o racismo, preconceito e desigualdade social: “Estamos sempre promovendo e incentivando discussões e ações para combater não apenas o racismo, mas qualquer tipo de preconceito e desigualdade social em nossa cidade.”
A programação inclui eventos como:
Dia 01 – Mesa de debate RACISMO ESTRUTURAL:
Profª Valesca Rodrigues de Souza, Doutoranda em Educação, Mestre em Educação, trabalha no IFNMG.
Tenente João Lúcio de Matos, da PM.
Lançamento do Livro “Racismo na Polícia Militar.”
Horário: 8:30 – Centro Cultural (vagas limitadas)
Dia 18/11 – 8ª Marcha contra o Racismo e a Intolerância Religiosa:
Concentração na Praça da Catedral, às 8:30.
20/11 – Dia da Consciência Negra – Samba de Roda:
Local: Corredor Cultural, em frente ao Bar da Eva.
Horário: A partir das 8:30.