(Foto divulgação)
Uma criança de dois anos, residente na zona rural de Varzelândia, no Norte de Minas Gerais, faleceu após ser picada por um escorpião. A menina recebeu atendimento médico no Hospital Universitário Clemente de Faria e posteriormente foi transferida para o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, em Montes Claros, mas infelizmente não resistiu.
A secretária de saúde do município, Célia de Fátima Fialho Dias, informou que a criança foi picada no pé em 8 de novembro e, devido à ausência de soro antiescorpiônico no hospital local, foi encaminhada para São João da Ponte, a cerca de 30 km de distância. No dia seguinte, foi transferida para Montes Claros.
O trágico incidente destaca a preocupante situação na região, onde, segundo a Prefeitura de Varzelândia, já foram registrados 120 casos de picadas por animais peçonhentos este ano, sendo 116 deles por escorpiões. Em outubro, um menino de 7 anos também perdeu a vida após ser picado por um escorpião na mesma localidade.
Em um comunicado nas redes sociais, a prefeitura informou que tomou medidas para reaver o soro antiescorpiônico no município, mas aguarda um posicionamento do estado. A Gerência Regional de Saúde analisará as solicitações, sem previsão de término para avaliação e deferimento.