Foto: Ascom Santa Casa
Na segunda-feira (19), a Santa Casa Montes Claros promoveu o seu primeiro “Encontro de Lideranças”, reunindo aproximadamente 200 líderes do hospital para discutir o planejamento estratégico da instituição para o ano de 2024. O evento também marcou a apresentação do balanço anual de desempenho da Santa Casa em 2023.
Sob a condução do superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, o encontro proporcionou uma análise abrangente, desde uma retrospectiva do ano anterior até os planos estratégicos e orçamentários para o ano atual. “Esse foi apenas o primeiro encontro. Nossa meta é realizar, de forma trimestral, discussões e avaliações amplas sobre o andamento das propostas”, ressaltou o superintendente.
Um dos pontos destacados no encontro foi a análise retrospectiva do ano anterior, na qual foram apresentadas as principais conquistas, desafios superados e lições aprendidas. “Em um contexto de constantes mudanças e desafios no setor da saúde, a Santa Casa Montes Claros demonstrou sua resiliência, mantendo o compromisso com a excelência no atendimento aos pacientes”, afirmou Maurício Sérgio.
O superintendente destacou que somente em 2023, a instituição investiu um total de R$ 3.217.164,52 em equipamentos médicos hospitalares, por meio de licitações com recursos de emendas parlamentares, além de outros R$ 10 milhões em materiais e medicamentos essenciais. “Fizemos várias aquisições importantes, como carros térmicos para o SND, foco cirúrgico de teto, raio-x portátil, computadores, aparelhos anestésicos, um novo tomógrafo e muito mais”, enfatizou o superintendente.
Em relação às internações, foram realizadas 24.916 no hospital em 2023, das quais 15.996 foram pelo Sistema Único de Saúde (SUS), representando cerca de 40% do total de internações SUS do município de Montes Claros. A produção da Santa Casa em 2023 também foi analisada, destacando o impacto positivo para a sociedade e o alcance social das atividades realizadas.
O ponto alto do encontro foi a apresentação do planejamento estratégico para 2024, delineando metas e estratégias claras para continuar avançando e inovando na excelência do atendimento oferecido pelo hospital. Entre as prioridades estão a reforma de diversas áreas, como a pediatria, hemodinâmica, bloco cirúrgico e pronto atendimento, além de novos investimentos em tecnologia e infraestrutura.
“A Santa Casa tem um compromisso constante de permanecer na vanguarda, buscando constantemente melhorias e novas oportunidades para servir toda a região”, destacou o superintendente. “Com uma gestão financeira responsável e transparente, a Santa Casa Montes Claros busca garantir a viabilidade de suas operações e o cumprimento de sua missão de cuidar da saúde e do bem-estar da população do norte de Minas”, finalizou Maurício Sérgio.